Compreensões Fenomenológicas em Merleau-Ponty e Freire: a Maternidade Estudantil entre Estudos, Pesquisas e Lutas

  • Loedilza Milicia da Silva UFMT
  • Bruna Cristina Prolo UFMT
  • Adma Cristhina Salles de Oliveira UEMS
  • Luiz Augusto Passos UFMT

Resumo


Discutimos a maternidade estudantil a partir das experiências, abordando mães indígenas, estudantes da EJA e do ensino superior. Compreendidas em Merleau-Ponty e Freire e na construção de relato de experiência em Pádua, destacamos a importância do cuidado coletivo e do suporte comunitário na educação, contrastando a visão individualista ocidental com a prática comunitária Guarani Kaiowá. As mães, ao equilibrarem suas responsabilidades acadêmicas e familiares, humanizam os espaços educativos, sensibilizando para a aceitação das diferenças. O estudo enfatiza a necessidade de políticas públicas que apoiem a permanência e o sucesso das mães estudantes na educação formal, promovendo equidade nos diversos contextos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Indígenas, Políticas Públicas

Referências

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Publicado
11/11/2024
SILVA, Loedilza Milicia da; PROLO, Bruna Cristina; OLIVEIRA, Adma Cristhina Salles de; PASSOS, Luiz Augusto. Compreensões Fenomenológicas em Merleau-Ponty e Freire: a Maternidade Estudantil entre Estudos, Pesquisas e Lutas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1740-1750. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32833.