Compreensões Fenomenológicas em Merleau-Ponty e Freire: a Maternidade Estudantil entre Estudos, Pesquisas e Lutas
Resumo
Discutimos a maternidade estudantil a partir das experiências, abordando mães indígenas, estudantes da EJA e do ensino superior. Compreendidas em Merleau-Ponty e Freire e na construção de relato de experiência em Pádua, destacamos a importância do cuidado coletivo e do suporte comunitário na educação, contrastando a visão individualista ocidental com a prática comunitária Guarani Kaiowá. As mães, ao equilibrarem suas responsabilidades acadêmicas e familiares, humanizam os espaços educativos, sensibilizando para a aceitação das diferenças. O estudo enfatiza a necessidade de políticas públicas que apoiem a permanência e o sucesso das mães estudantes na educação formal, promovendo equidade nos diversos contextos.
Referências
FÓRUM MATERNO, Fórum Materno Estudantil da região norte. 2024. Disponível em [link] Acesso em 21/08/24.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo, SP: Autores Associados: Cortez, (Coleção polêmica dos nossos tempos 4), 1989.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1997 e 1983.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra. 1996.
HALL, S. A Questão da Identidade Cultural. Campinas-SP, v. 3, Ed. IFCH/ UNICAMP, 2003.
IBGE. 2022. Disponível em [link] acesso em 1 de outubro de 2024.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 3. ed. SP: Martins Fontes, 2006. e 1999.
MUNDURUKU, D. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.
OLIVEIRA, Adma Cristhina Salles de. Pedagogia da escuta: para a liberdade nos caminhos de uma vivencia e convivência educacional. 2018. Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em educação (movimentos sociais). UFMT-Cuiabá-MT.
PÁDUA, E. M. M. de. Pesquisa e Complexidade: Estrategias Metodologicas e Multidimensionais. 1ª ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2014.
PASSOS, L., et all. O Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação e os Caminhos de uma Metodologia Utilizada em Suas Pesquisas Junto às Lutas Populares Emancipatórias. In Anais Estendidos do XXIX Seminário de Educação, (pp. 865-868). Porto Alegre: SBC, 2021.
REZENDE, M. A. PASSOS, L. A.; TORRES, A. Educação em Movimentos Sociais populares na Universidade Federal de Mato Grosso: Três décadas de pesquisa. In: SÁ, E. F, ANDRADE, D. B. da S. F.; RIBEIRO, M. D. (Orgs.). Memória, pesquisa e impacto social: O percurso formativo do PPGE em Educação da UFMT. 1ª edição, Cuiabá-MT: Carlini & Caniato Editorial, 2021.