A Cultura Afro-Brasileira Enquanto Mediação de uma Práxis Educativa a partir do Feminismo Negro com Mulheres Negras
Resumo
Este artigo faz parte de uma abordagem sobre minhas inquietações referente as mulheres pretas e sua representatividade na cultura afro-brasileira, e o enfrentamento às opressões de raça, gênero e classe. O objetivo aqui é refletir sobre a cultura afro-brasileira enquanto mediação de uma práxis educativa a partir do feminismo negro com mulheres negras. Esta pesquisa tem como aporte teórico-metodológico referenciais do Feminismo Negro e da Educação das Relações Étnico-raciais. De abordagem qualitativa, caracteriza-se enquanto pesquisa bibliográfica. A mediação da cultura afro-brasileira no processo educativo de estudantes negras, pode contribuir para a construção de múltiplas perspectivas de identidades que valorizem a cultura afro-brasileira e de mulheres negras, implicando em processos de autoafirmação e autodefinição de mulheres negras.
Palavras-chave:
Feminismo Negro, Mulheres Negras, Cultura Afro-brasileira
Referências
COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento Feminista Negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.
LORDE, Audre. Irmã Outsider: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
SECADI. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-raciais, 2010.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. 2010.
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GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. 2010.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
LACERDA, Genecília Aparecida de Ataídes; CORDEIRO, Ana Luisa Alves.
A Cultura Afro-Brasileira Enquanto Mediação de uma Práxis Educativa a partir do Feminismo Negro com Mulheres Negras. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1761-1769.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32835.