Educação para as Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Licenciatura em Filosofia da Região Centro-Oeste: uma Análise Curricular

  • Jeniffer Regina Rodrigues de Lima UFMT
  • Candida Soares da Costa UFMT

Resumo


Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no PPGE/UFMT, que analisa a implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos currículos de Licenciatura em Filosofia da região Centro-Oeste. A pesquisa se fundamenta nas DCNERER (BRASIL, 2004a) e utiliza como fonte para geração de dados os PPCs de Licenciatura em Filosofia de instituições públicas e privadas da região. A pesquisa é documental, com abordagem qualitativa (Godoy, 1995), e utiliza como técnica a Análise do Discurso Crítica (Fairclough, 2005; Magalhães, 2005). Os resultados parciais indicam a urgência da implementação da ERER nos currículos de formação docente.
Palavras-chave: Educação, Relações Étnico-Raciais, Formação docente, Filosofia, Currículo

Referências

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira; 4).

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004a.

COSTA, Candida Soares da. Educação para as relações étnico-raciais: Planejamento escolar e literatura no Ensino Médio. Cuiabá: EdUFMT, 2011.

COSTA, Candida Soares da; SANTOS, Sergio Pereira dos. Educação das relações étnico-raciais na sociedade brasileira: concepções, princípios e determinações. Roteiro, [S. l.], v. 47, 2022.

FAIRCLOUGH, Norman. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Tradução: Iran Ferreira de Melo. In: WODAK, R.; MEYER, M. (Orgs.). Methods of critical discourse analysis. 2. ed. Londres: Sage, 2005. p. 121-138.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

LADSON-BILLINGS, Gloria. Just what is Critical Race Theory and what’s it doing in a nice field like education? In: TAYLOR, E.; GILBORNE, D.; LADSON-BILLINGS, G. (Orgs.). Foundations of critical race theory in education. 2. ed. New York: Routledge, 2015. p. 15-42.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 1. ed. São Paulo: Summus, 2012.

MAGALHÃES, Izabel. Introdução: A Análise de Discurso Crítica. D.E.L.T.A., v. 21, n. especial, p. 1-9, 2005.

MAZAMA, Ama. A afrocentricidade como um novo paradigma. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 111-133. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira; 4).

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Niterói: EDUFF, 2004.

RAMOSE, M. B. Ensaios Filosóficos. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE, v. 4, out. 2011.
Publicado
11/11/2024
LIMA, Jeniffer Regina Rodrigues de; COSTA, Candida Soares da. Educação para as Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Licenciatura em Filosofia da Região Centro-Oeste: uma Análise Curricular. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1790-1799. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32838.