Formação de Professores no Sistema Estruturado de Ensino: Abordagens da Temática Étnico-Racial e suas Contribuições para a Formação Integral dos Estudantes

  • Willian Caetano SEDUC-MT
  • Simoni Santos SEDUC-MT
  • Rosana Monteiro SEDUC-MT
  • Maria Arruda IFMT / UNIC

Resumo


A formação continuada impacta positivamente a capacitação dos docentes na promoção da leitura e literatura afro-brasileira nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio nas escolas do Estado de Mato Grosso. Nesse sentido, o presente trabalho de pesquisa tem por objetivo discutir as formações do Sistema Estruturado de Ensino e as contribuições em sala de aula. Para tanto, como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão de literatura com base nos estudos de autores que enfatizam a importância da mediação de temas étnico-raciais. A Lei 10.639/2003 reforça essa necessidade ao tornar obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, assim como outros teóricos e críticos que contextualizam a temática em questão. A proposta de formação inclui a mediação de workshops e oficinas, por meio de grupos de leitura, promovendo estratégias metodológicas com o objetivo de engajar estudantes à leitura e conhecimento de obras de autores negros, em especial autores brasileiros. Espera-se que essa iniciativa contribua para um ambiente escolar mais inclusivo, valorize a diversidade cultural, aprimore as práticas pedagógicas e promova uma educação mais equitativa.

Palavras-chave: Formação de Professores, Práticas Docentes, Leitura/Literatura Afro brasileira, Diversidade Cultural

Referências

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Publicado
11/11/2024
CAETANO, Willian; SANTOS, Simoni; MONTEIRO, Rosana; ARRUDA, Maria. Formação de Professores no Sistema Estruturado de Ensino: Abordagens da Temática Étnico-Racial e suas Contribuições para a Formação Integral dos Estudantes. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1800-1807. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32839.