Representações Sociais sobre a Morte no Ensino Fundamental
Resumo
O estudo investiga as interpretações sobre a morte por professores em uma comunidade educativa e como essas interpretações influenciam a comunicação sobre o tema nas escolas. O objetivo é analisar as redes de significados que guiam os processos comunicacionais relacionados ao anúncio da morte no Ensino Fundamental. A base teórica é a Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978; 2013; Jodelet, 2001; 2002). Participam 14 professores das séries 4° e 5° de duas escolas públicas em Cuiabá/MT. A pesquisa envolve análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e entrevistas semiestruturadas, com dados analisados por Análise de Conteúdo e IRAMUTEQ.
Palavras-chave:
Infância, Morte, Representações sociais
Referências
APOSTOLIDIS, Thémis. Representations sociales et triangulation: une application en psychologie sociale de la santé. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 211-226, ago. 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 out. 2018.
JODELET, D. A alteridade como produto e processo psicossocial. In: ARRUDA, A. (Org.). Representando a alteridade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
______. As representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Tradução Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura.
Tradução de Pedrinho Guareschi. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.
______. A representação social da psicanálise. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
______. Representações sociais: investigações em psicologia social. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
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MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
CARVALHO, Milene Gabriela Winck de.
Representações Sociais sobre a Morte no Ensino Fundamental. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1875-1882.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32847.