A Integração do Projeto de Vida no Ensino de Sociologia: uma Abordagem a partir da Pesquisa Participante
Resumo
Esse artigo pretende discorrer sobre os desafios da integração do projeto de vida no ensino de sociologia, procurando compreender como vem ocorrendo esse processo pedagógico no contexto pedagógico do Ensino Médio, focando nos professores de Sociologia de uma escola estadual em Sinop/MT. A pesquisa busca compreender como o conceito de Projeto de Vida pode ser integrado ao ensino de Sociologia, destacando os reflexos dessa prática nas metodologias utilizadas pelos professores. Para tanto, utilizaremos como escopo metodológico a abordagem da pesquisa participante, por entendermos que essa estratégia é fundamental para o envolvimento ativo dos professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem, promovendo reflexões críticas sobre os conteúdos curriculares e a importância de associar as disciplinas às perspectivas de vida dos alunos. A pesquisa também analisa as implicações dessa abordagem nas práticas pedagógicas, como o desenvolvimento de estratégias que tornam o ensino de Sociologia mais relevante e aplicável ao cotidiano dos alunos.
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