“E como Eu Fico Nesse Rolê?”: Questões de Gênero e Raça nas Reformas do Ensino Médio no Brasil
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar como as Reformas do Ensino Médio (Brasil, 2017, 2024) têm tratado as questões de gênero e étnico-raciais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com uso de pesquisa bibliográfica e documental. Abordaremos as questões de gênero e sua relação com a educação com base nas discussões de Scott (1995) e Cordeiro, Cordeiro e Medeiros (2018) e étnico raciais utilizaremos os escritos de Munanga (2004), Kilomba (2019), entre outras e análise das Leis n. 13.415/2017 e 14.945/2024. Espera-se que as análises e reflexões apresentadas contribuam para as discussões sobre a importância da abordagem interseccional na educação.
Palavras-chave:
Reformas do Ensino Médio, Relações étnico-raciais, Gênero
Referências
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
OLIVEIRA, Silvana dos Santos Costa; CORDEIRO, Ana Luisa Alves.
“E como Eu Fico Nesse Rolê?”: Questões de Gênero e Raça nas Reformas do Ensino Médio no Brasil. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1923-1932.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32852.