Não Corte as Minhas Asas: Nasci para Aprender Brincando e Experimentando

  • Valéria Gomes Dias Von Ryn U. E. I. Jardim Encantado
  • Ana Leticia Nazatto U. E. I. Jardim Encantado
  • Mônica de Matos Felix Gomes U. E. I. Jardim Encantado

Resumo


O presente trabalho foi realizado em 2019, com o intuito de auxiliar o desenvolvimento de algumas características da criança, tanto no aspecto corporal, cognitivo, social, cultural e emocional, despertando suas potencialidades, criatividades e sua autogestão. Estabelecendo assim, um fortalecimento com as variadas dinâmicas entre o fazer artístico, a cultura, o ensino aprendizagem e as ligações emocionais muitas vezes quebradas por preocupações do dia a dia. As atividades foram planejadas e executadas visando atingir objetivos como: aplicar, compreender e resolver situações de conflitos, melhorando o equilíbrio, a harmonia e o controle dos sentidos, auxiliando no desenvolvimento da atenção, coordenação, memória e imaginação. A metodologia utilizada conduziu os alunos na busca e construção do seu próprio conhecimento. O referido projeto foi realizado com alunos da Unidade de Educação Infantil "Jardim Encantado" localizada no município de Juruena, MT. Foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo que possibilitaram o desenvolvimento de várias atividades, utilizando como recurso o yoga e a argila, que proporcionaram uma contribuição significativa para a aprendizagem das crianças, despertando interesse, exercitando a respiração, o relaxamento e aprendendo a modelar objetos, para enfrentar as situações conflitantes.
Palavras-chave: Yoga, Argila, Educação infantil

Referências

GABBAI, Miriam, Cerâmica Arte da Terra. São Paulo, SP, Callis Ltda,1987

KOYASKIKI, Rose. Argila como Instrumento de Estimulação Neuropsicomotora, Jornal da UEM, Maringá, setembro de 2006, edição 2006,Disponível em: [link], acessado em 28/10/2019.

RCN’S, Referencial curricular nacional para a educação infantil. Conhecimento de mundo. Brasilia, Volume 3,1998.

SANTOS, Ana Guiomar dos et al. Yoga, uma abordagem complementar para o desenvolvimento psicomotor da criança na escola. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 12, n. 4, 2013.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
VON RYN, Valéria Gomes Dias; NAZATTO, Ana Leticia; GOMES, Mônica de Matos Felix. Não Corte as Minhas Asas: Nasci para Aprender Brincando e Experimentando. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-6.