Leitura na Pandemia Práticas de Interação e Aprendizagem

  • Ana Ricardo Loiola Barbosa SEMED-ROO
  • Josefa dos Santos Santana SEMED-ROO
  • Nívea Maria Lopes Vilarva SEMED-ROO
  • Renata da Penha Coelho Mata UFR

Resumo


O Presente trabalho tem por objetivo compartilhar o desenvolvimento do Projeto de leitura da Secretaria Municipal de Rondonópolis intitulado como: "Leitura para Além da Sala de Aula", desenvolvido em uma escola municipal no interior de Mato Grosso. Com intuito de estimular e promover práticas de leitura no contexto escolar em meio ao período de isolamento social. Embasada na compreensão de que, compete à escola proporcionar aos alunos novos conhecimentos e vivências significativas. Visando o aprendizado e a interação com o meio que o cerca. A pesquisa se deu numa abordagem qualitativa por seu caráter dinâmico na relação entre sujeitos por serem vias passíveis de produção do conhecimento e formação humana. Tendo como ferramenta principal o acesso a obras literárias, explorando o gênero conto, valorizando assim, as práticas de leitura na aquisição do conhecimento foram na escola.
Palavras-chave: Pôster, Modelo de estrutura, Normas para publicação

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5º edição. São Paulo: Scipione, 1999.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2017

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo v. 24, n.9, p. 803-809, set, 1972.

PERROTTI, Edmir. O nascimento das cidades-leitoras: especialista em políticas de promoção à leitura e implantação de bibliotecas reflete a respeito da experiência de Iepê. Leituras. Brasília, n.1, p.17-21,nov. 2006.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 7 ed., Cortez, São Paulo, 2006.

ZILBERMAN, Regina. Livros e leitura entre professores e alunos. Leituras. Brasília, n.1, p.23-25,nov. 2006.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BARBOSA, Ana Ricardo Loiola; SANTANA, Josefa dos Santos; VILARVA, Nívea Maria Lopes; MATA, Renata da Penha Coelho. Leitura na Pandemia Práticas de Interação e Aprendizagem. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 7-11.