A Representação Social do Skate sob a Perspectiva de Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Cuiabá-MT

  • Ana Romero Carrilho Grunenvaldt
  • Erica Regiane Alves da Silva UFMT
  • Geander Franco de Araujo SEDUC / UFMT
  • Pollyanne Iara de Almeida Zeni UFMT
  • Thayse Beatriz Paixão Cabral UFMT

Resumo


O Skate, assim como alguns outros esportes de ação e aventura foi aceito como modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, marcando a ascensão do esporte e atraindo a atenção de jovens para a nova modalidade olímpica. Espera-se que com a visibilidade que as Olimpíadas trarão para a modalidade, o Skate ganhe novos praticantes e que essa visibilidade traga mais investimentos para a modalidade. Dessa forma, este trabalho é fruto dos estudos, discussões e intervenções promovidas no PIBID Educação Física, vivenciados em uma escola da rede pública estadual da cidade de Cuiabá, e tem como objetivo analisar e discutir em que medida a participação do Skate nos Jogos Olímpicos impactou a percepção dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, mais especificamente das turmas dos 8º anos do Ensino Fundamental, onde ocorrem as intervenções didático-pedagógicas. Um questionário com 5 perguntas foi aplicado aos alunos do 8º ano. As perguntas foram pensadas a partir da ideia de representação social do Skate nas olimpíadas para os alunos.
Palavras-chave: Skate, Jogos Olímpicos, Esporte, Alunos

Referências

BRANDÃO, L. A Cidade e a tribo skatista: juventude, cotidiano e práticas corporais na história cultural. Dourados: Ed. UFGD, 2011.

BRANDÃO, L.; HONORATO, T. Todos juntos e misturados: a sociabilidade no espaço skatista. In:. (Org). Skate & skatistas – questões contemporâneas. Londrina: UEL, 2012a.

CHIÉS, P.V.; VENDRÚSCOLO, A. Educação física escolar: as possibilidades de aplicação dos esportes radicais no ensino médio. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 1, p. S45, jan./abr. 2005. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, 4; Simpósio Paulista de Educação Física, 10, 2005, Rio Claro.

FIGUEIRA, M. L. M.. Skate para meninas: Modos de se fazer ver em um esporte em construção. 2008.

FILHO, C.A.D.C. Anos 70. In: Britto E (Org.). A Onda Dura: 3 Decadas de Skate no Brasil. São Paulo: Parada Inglesa; 2000.

LOURO, G. GOELLNER, S. FELIPE, J. A produção cultural do corpo. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2005c. p. 2840.

MACHADO, G. M. C. De “carrinho” pela cidade: a prática do street Skate em São Paulo. 2011. 268 f. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2011.

VELOZO, E.; DAOLIO, J. Skate como prática corporal e as relações de identidade da cultura juvenil. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 62, p. 217-231, 2013.

NEIRA. M. G.. O Multiculturalismo Crítico e suas Contribuições para o Currículo da Educação Física. Temas em Educação Física escolar. COLÉGIO PEDRO II Revista do Departamento de Educação Física, 2016.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GRUNENVALDT, Ana Romero Carrilho; SILVA, Erica Regiane Alves da; ARAUJO, Geander Franco de; ZENI, Pollyanne Iara de Almeida; CABRAL, Thayse Beatriz Paixão. A Representação Social do Skate sob a Perspectiva de Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Cuiabá-MT. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 12-19.