Impactos Causados pela Pandemia: na Vida dos Alunos/Crianças e Profissionais Docentes

  • Carla Andressa Santos Muniz
  • Isabel Cavalcante Ferreira
  • Marcia Maria Sassamoto
  • Maria do Carmo Ferreira dos Santos Silva

Resumo


O trabalho aborda os impactos causados pela pandemia do novo corona vírus, especificamente na vida dos alunos/crianças e profissionais docentes. O período de mais de um ano e meio de escolas fechadas proporcionou perda de aprendizagem, porque nem todas as crianças tiveram as mesmas possibilidades na pandemia. Os conhecimentos escritos sobre pandemias anteriores precisaram ser entendidos e compreendidos não só para as descobertas de vacinas para curar a doença denominada de Covid-19, mas também para as novas regras, normas e hábitos de convivência social vigente, na família, no trabalho, igreja, escola e outros locais da sociedade para fins de sobrevivência. Ocorreu uma digitalização de forma apressada e, em muitos locais, sem a estrutura adequada para que a educação a distância produzisse resultados de qualidade. Com isso, os efeitos foram sentidos em maior escala pelos estudantes e professores da educação básica pública, pois a maioria desses não empregavam qualquer mecanismo digital antes da atual crise. Foram muitos acontecimentos, mortes no mundo todo, que levou a uma alta vulnerabilidade emocional e psicológica do profissional docente. O isolamento está criando novos hábitos e comportamentos, sendo necessário rever estruturas, metodologias e o que talvez seja o principal: valorização da vida em todos os aspectos.
Palavras-chave: Profissional Docente, Criança/Aluno, Pandemia, Covid19

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 1. ed. São Paulo: Gente, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação e mudanças. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

NOBRE, Francisco. Edileudo, SULZART, Silvano. O papel social da escola. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 03, pp. 103-115, agosto de 2018.

NOVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. "Os professores e a sua formação", Lisboa, 1992. DOI ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/4758. Acesso em: 29 set. 2021.

PALACIOS, R. A.; FLECK, C. F. Docente ou doente: como fica a rotina dos profissionais da educação com o crescente adoecimento emocional? Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 36, p. 365391, 22 maios 2020.

PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. “Saúde Mental de Docentes em Tempos de Pandemia: os impactos das atividades remotas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 9, 2020

SAVIANI, Dermeval. “Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação”. Trabalho, Educação e Saúde, vol. 6, n. 2, 2008.

STEFANO, Isa Gabriela de Almeida; CANEGUSUCO, Miriam; KUMPEL, Vitor (Coord.). Direito constitucional. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MUNIZ, Carla Andressa Santos; FERREIRA, Isabel Cavalcante; SASSAMOTO, Marcia Maria; SILVA, Maria do Carmo Ferreira dos Santos. Impactos Causados pela Pandemia: na Vida dos Alunos/Crianças e Profissionais Docentes. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 59-65.