Redes Sociais e Violência no Ambiente Escolar

  • Patrícia Simone da Silva Carvalho UFMT
  • Marcia Cristina Verdego Gonçalves SEDUC
  • Hamilton Dias de Carvalho Junior UFMT
  • Carlos Eduardo da Silva Carvalho UFMT

Resumo


A questão da violência nas escolas tem se tornado um problema que merece atenção. Objetivo: Realizar uma análise de como se materializa a articulação entre redes sociais e violências no ambiente escolar. Método: Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas-chave, de caráter exploratória, natureza qualitativa e quantitativa. Resultados tem-se a constatação de que, muitos usuários têm a sensação de impunidade, por uma espécie de "redoma", que as redes sociais podem transmitir, verificou-se ainda que, o discurso de ódio é recorrente no ambiente escolar e nas redes sociais. Tem-se também o aumento da prevalência de violências nas redes sociais entre crianças e adolescentes na rede pública de educação. Tem-se visto o aumento da prevalência de autolesão entre crianças e adolescentes na rede pública de educação. Considera-se, portanto, que a instituição não está preparada para o afrontamento de conflitos diários. As ações realizadas na escola para enfrentamento da violência são mínimas, isoladas e pouco efetivas.

Palavras-chave: Violência, Redes Sociais, Educação

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas/ Miriam Abramovay et alii. Brasilia: UNESCO, Coordenação DST/ AIDS do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002.

AZEVEDO, Maria Amélia.; GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo. As políticas sociais e a violência doméstica contra crianças e adolescentes: um desafio recusado em São Paulo?. In: AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. de A. (orgs). Infância e violência doméstica: fronteiras do conhecimento. 3 ed. São Paulo: Cortez, p.228304, 2000.

BRASIL. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Estabelece sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

ENGELS, Friedrich. A Dialética da Natureza. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FILHO, CIRO MARCONDES. Violência fundadora e violência reativa na cultura brasileira. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v. 15, n. 2, p. 20-27, 2001.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história de violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987.

LIMA JÚNIOR, Walter Teixeira. Definição de Mídias Sociais Pelo Autor do Blog. In [link]. (Acesso em 28/09/2019).

LUXEMBURGO, Rosa. Acumulação do Capital: Contribuição ao estudo econômico do imperialismo. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, Karl. O Capital. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 1989.

MINAYO, Maria Cecília Souza e SOUZA, Edinilsa Ramos. Violência e saúde como um campo interdisciplinar e de ação coletiva. História, ciências, saúde. São Paulo: Manguinhos, 1998.

ORGANIZAÇAO MUNDIAL DE SAUDE (OMS). Relatório Mundial sobre Violência e Saúde. Genebra: OMS; 2002.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, VEJA. São Paulo: Abril, v. 44, n. 15, 13 abr

SIMÃO, Andréa Branco; SOUZA, Robson Sávio Reis. Pesquisa em Serviço Social: Reflexões sobre os desafios para a formação e atuação profissional. In: Revista Trimensal de Serviço Social, Ano XXIX – n. 96 – Novembro 2008. São Paulo: Cortez, 2008.

TELLES, André. Precisamos padronizar as definições entre Redes Sociais e Mídias Sociais!. In: [link]. (Acesso em 13/10/2019)

WILLIAMS, Raymond. Violência. In: Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Bomtempo, 2007.
Publicado
08/11/2021
CARVALHO, Patrícia Simone da Silva; GONÇALVES, Marcia Cristina Verdego; CARVALHO JUNIOR, Hamilton Dias de; CARVALHO, Carlos Eduardo da Silva. Redes Sociais e Violência no Ambiente Escolar. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 66-73.