A Contribuição do Instagram como Ferramenta de Divulgação Científica sobre Agricultura Orgânica

  • Ana Margarida Theodoro Caminhas UNESP
  • Mariana Martins da Silveira UNESP

Resumo


O objetivo desta pesquisavé demonstrar a contribuição do Instagram como ferramenta de divulgação científica sobre Agricultura Orgânica. O conteúdo é elaborado através de consultas a artigos científicos e apresentados em uma linguagem acessível no Instagram de um grupo de estudos da Unesp sobre Agricultura Orgânica (@maneje_org). Trata-se de um estudo de caso. Foram analisadas as métricas desta rede social: número de curtidas, salvamentos e compartilhamentos. Também foram enviados questionários para os participantes da equipe responsável pelo Instagram. Nesse estudo são apresentados resultados parciais da pesquisa. As métricas indicaram um crescimento de interações com os seguidores e um impacto positivo desta rede social como ferramenta de divulgação científica. Além disso, os estudantes responsáveis pela criação de conteúdo deste Instagram entendem que a mesma favorece a divulgação científica por unir entretenimento e informação. A participação desses universitários nessa iniciativa, na época da pandemia, os incentivou no interesse pelo tema e trabalhos destinados à sociedade, visto que não desenvolvem atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão. A atuação online desses jovens mobilizou saberes. O uso do Instagram tem sido uma importante ferramenta para a divulgação científica e intercâmbio de conhecimento entre a universidade e a sociedade, principalmente em um período de pandemia.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Mídias Sociais, Produção Orgânica, Cibercultura

Referências

ARCANJO, T. S. et al. O marketing de conteúdo como ferramenta de divulgação científica das inovações do concreto. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, p. e31101018538-e31101018538, 2021.

BARZ, M. et al. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 3, 2020

BORGES, A et al. Uma Pesquisa sobre a Influência das Mídias Sociais na Atitude Pró-Sustentável. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 9, p. 868-887, 2020.

CAPPONI, N. F. et al. Educação ambiental e Agenda 2030: percepção de gestores de uma rede de ensino básico e superior privado. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e3210312895-e3210312895, 2021.

EHLERS, Eduardo. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. S. Paulo: Livros da Terra, 1996.

LEMES, T. et al. OInstagram como ferramenta de divulgação científica sobre mamíferos. Anais da Semana de Biologia da UFES de Vitória, v. 2, p. 22-22, 2021.

MANZINI, E.J. A entrevista na pesquisa social. Didática, v. 26/27, p. 149-158, 1991.

MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em Tempos de Pandemia no Brasil: Saberesfazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 215-224, 2020.

MORAN, J. M. A contribuição das tecnologias para uma educação inovadora. Revista Contrapontos. v.4.n.2. 2005. Disponível em: [link] Acesso em: 7 abr. 2021.

___A integração das tecnologias na educação. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5 ed. Campinas: Papirus, 2013.

JULIANI, P.D. et al. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Novas Tecnologias na Educação, dez. 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 1 jun. 2021

KAWAKAMI, A. Y.; SOUZA, L. L.; QUIRINO, C. B. Compras públicas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: desenvolvimento da agricultura familiar e a democratização do alimento orgânico no Distrito Federal. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020.

MARÇAL, L. L. et al. “Cientud com Sofia.” divulgação de ciência por meio de canais digitais. Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia-ISSN: 1984-5693, v. 13, 2021.

NUNES, M. F. H.; SANTOS, S. F.; ERNESTO, T. S. INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UM OLHAR PARA A CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 2, 2018.

POMPEU, Gina Vidal Marcílio; POMPEU, Randal Martins (Orgs). A racionalidade ambiental, o diálogo dos saberes e o papel da universidade.Porto Alegre, RS: Editora Fundação Fênix, 2020. Parte 1, capítulo 3, pág. 73 a 96.

PORTO, B.R.C. Uso do Instagram na produção de conteúdos pedagógicos, informação e leitura. Orientador: Márcio Markendorf. 2019. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Especialização em Linguagens e Educação à Distância) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

Primavesi, A. agricultura sustentável. Manual do produtor rural: maior produtividade, maiores lucros, respeito à terra. S. Paulo: Nobel, 1992.

___ Agroecologia: ecosfera, tecnosfera e agricultura. S. Paulo: Nobel, 1997.

ROSA, V.R.; CAMPOS, G. A Agroecologia Como Mecanismo de Efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca, v. 15, n. 1, p. 321-340, 2020.

TARTARUGA, I. G. P.; SPEROTTO, F. Q.; GRIEBELER, M. P. D. Mudanças tecnológicas e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: o papel das Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento regional. ParceriasEstratégicas, v. 24, n. 49, p. 109-124, 2020.

YIN. R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZERBINI, M. R.; DALLAGNOL, M.; SIMÕES, W. L. Agenda 2030 e PNAE: importante ferramenta para implementação do ODS 2 nas escolas públicas. Revista Sítio Novo, v. 4, n. 4, p. 84-100, 2020.
Publicado
08/11/2021
CAMINHAS, Ana Margarida Theodoro; SILVEIRA, Mariana Martins da. A Contribuição do Instagram como Ferramenta de Divulgação Científica sobre Agricultura Orgânica. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 74-81.