Educação e Tecnologias em Tempos de Pandemia: a Educação Básica no Estado de Goiás
Resumo
Este estudo foi realizado no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/FE/UFG/CNPq) e tem por objetivo analisar como a política pública de uso das tecnologias se delineou no estado de Goiás durante a pandemia da COVID-19, observando os dados e regulamentações nesse contexto. Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e descritiva, de natureza documental. Entendese a importância da reflexão proposta, não apenas pelos movimentos de continuidade, descontinuidade e disputa de interesses imbricados na educação e na constituição das concepções de tecnologias digitais, ou pelas mazelas desveladas pela pandemia da COVID-19, mas principalmente, pela necessidade da compreensão do cenário formativo no Estado de Goiás, desafios postos e que carecem de discussões para que se possa planejar o pós-pandemia. O estudo conclui que o desenvolvimento de aulas não presenciais com uso de tecnologias enfatizou problemas já antes vivenciados, só que agora com maior teor: desigualdade na inclusão digital, formação de professores deficitária para a área, falta de infraestrutura para preservação da saúde nas escolas e exclusão escolar. Finalizamos resgatando medidas importantes para evitar tamanha desigualdade social e escolar em curso, na expectativa de "esperançar" retratos melhores.
Referências
ANGELO, Vitor. Ausência do MEC prejudica educação do país, critica secretário do ES. 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 set. 2020.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 2 jul. 2021.
BRASIL. Lei n. 14.172, de 10 de junho de 2021. Garantia de acesso à internet para educação básica. Disponível em: [link]. acesso em: 10 jul. 2021.
BRASIL. Medida provisória n. 1060, de 4 de agosto de 2021. Altera a Lei n. 14.172/2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 ago. 2021.
FREIRE, Paulo. Algumas notas sobre conscientização. In: Ação Cultural para a Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FGV, DGPE - Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais. (2020) Educação mediada por tecnologia em tempos de pandemia. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/29243. Acesso em: 10 jul. 2021.
GOIÁS. GAEPE. Diagnóstico da conectividade das redes estadual e municipais de ensino do Estado de Goiás, 2020a. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jul. 2021.
GOIÁS. GAEPE. Análise das redes municipais, 2020b Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jul. 2021.
GOIÁS. GAEPE. Questionário DME (março/2021). Goiás. 15 abr. 2021. Apresentação de slides. 17 slides. color.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Produto 01 - Documento técnico contendo estudo analítico das diretrizes, regulamentações, padrões de qualidade/regulação da EAD, com vistas a identificar políticas e indicadores de expansão da Educação Superior em EAD. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 nov. 2020.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. (2021). III Encontro de Formação Pedagógica para Retorno Acadêmico do IFAM. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xFAlOwPBV68. Acesso em: 30 jul. 2021.