Educação e Tecnologias em Tempos de Pandemia: a Educação Básica no Estado de Goiás

  • Fernando Wagner da Costa UFG
  • Maria Aparecida Rodrigues Fonseca UFG
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima UFG

Resumo


Este estudo foi realizado no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/FE/UFG/CNPq) e tem por objetivo analisar como a política pública de uso das tecnologias se delineou no estado de Goiás durante a pandemia da COVID-19, observando os dados e regulamentações nesse contexto. Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e descritiva, de natureza documental. Entendese a importância da reflexão proposta, não apenas pelos movimentos de continuidade, descontinuidade e disputa de interesses imbricados na educação e na constituição das concepções de tecnologias digitais, ou pelas mazelas desveladas pela pandemia da COVID-19, mas principalmente, pela necessidade da compreensão do cenário formativo no Estado de Goiás, desafios postos e que carecem de discussões para que se possa planejar o pós-pandemia. O estudo conclui que o desenvolvimento de aulas não presenciais com uso de tecnologias enfatizou problemas já antes vivenciados, só que agora com maior teor: desigualdade na inclusão digital, formação de professores deficitária para a área, falta de infraestrutura para preservação da saúde nas escolas e exclusão escolar. Finalizamos resgatando medidas importantes para evitar tamanha desigualdade social e escolar em curso, na expectativa de "esperançar" retratos melhores.

Palavras-chave: Educação, Tecnologias, Estado de Goiás, Pandemia da COVID-19

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Publicado
08/11/2021
COSTA, Fernando Wagner da; FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Educação e Tecnologias em Tempos de Pandemia: a Educação Básica no Estado de Goiás. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 82-88.