Avaliação Escolar e o Google Formulários: Uso de TIC Durante a Pandemia da Covid-19
Resumo
A atual geração de crianças nasce conectada imersa em um ambiente em que a tecnologia é predominante, o que faz com que não veja a tecnologia apenas como um suporte, mas também como uma extensão de sua forma de conhecer o mundo. Os processos de transformações sociais se configuram em uma sociedade em rede baseada no coletivo, em novos comportamentos e novas formas de se relacionar. Assim, o trabalho apresenta reflexões sobre a interface Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cenário atual. Dessa forma, este texto expõe a experiência da utilização do Google Formulários para realização das avaliações com estudantes do Ensino Fundamental -anos finais, durante o isolamento social. Ressalta-se a utilização do Google Formulários, por meio do uso do celular, viabilizou o processo avaliativo das aulas de Língua Portuguesa, no contexto de uma escola estadual localizada em Poxoréu, cidade do interior de Mato Grosso. Conclui-se que a incorporação desse aparato tecnológico permitiu que se observasse a dinâmica entre conteúdo, engajamento e prática docente, por meio do processo avaliativo em meio digital.
Referências
ESTEBAN, Maria Teresa. (Org.). Escola, Currículo e avaliação. Série Cultura Memória e currículo, vol. 5. São Paulo: Cortez, 2003.
GARCIA, C. Marcelo. La Formación inicial y Permanente de los Educadores. Conselo Escolar Del Estado. Los educadores em la sociedad Del siglo XXI. Madri: Ministério de Educación, Cultura y Deporte, 2002. p. 161-194.
MENDEZ, Juan Manuel Alvarez. Avaliar para conhecer examinar para excluir. Tradução Magda Schwartzhaupt Chaves. v. 02, Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.