O Uso das TDIC no Processo de Ensino Aprendizagem: um Estudo em Cursos Oferecidos pela UAB - Polo Cuiabá
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta para a realização de um diagnóstico do uso das tecnologias digitais na Educação a Distância, oferecido online para o ensino superior. Visamos trazer diferentes perspectivas sobre esse tema, extremamente atual e de grande relevância para o campo educacional, especialmente pelo crescimento do interesse gerado em decorrência da pandemia iniciada em 2020 e ainda em curso. Consideramos que os relatos de professores/tutores, de profissionais em formação e de alunos, que utilizam essas tecnologias em seu cotidiano, sobretudo, em seu ambiente de formação contribuirão para um aprofundamento das discussões em torno de Modelos Pedagógicos Virtuais. Nesse contexto é de interesse diagnosticar como se dá a utilização do modelo EaD nas práticas de Professores/tutores junto aos alunos. Pretendemos verificar se acontece e como acontece a ressignificação dos modelos tradicionais de EaD condicionando as práticas atuais a um processo de interação síncrono e online por meio de documentação e entrevistas junto a professores.
Referências
COUTINHO, Clara. Metodologias de Investigação em Ciências Humanas. Coimbra: Almedina. 2011.
FILATRO, Andrea. As teorias pedagógicas fundamentais em EaD. In: LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Manuel M. M. (Orgs.). Educação à Distância: o estado da arte. Pearson Education do Brasil: São Paulo 2008. p. 96-104.
RODRIGUES, Rosangela Schwarz. Introdução a educação à distância. Florianópolis, UFSC. 2009.
ROSA, Selma dos Santos. A influência das TDIC na (re)configuração de Modelos de EaD tradicionais para Educação online. Novas Tecnologias na Educação, v. 11 n. 3, dezembro. p. 1-15. 2013.
SCHULMEISTER, Rolf. Virtuelle Universität Virtuelles Lernen. Müchen; Wien: Oldenbourg. 2001.
VALENTE, José Armando. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais v. 1, n. 1, p. 141-166. 2014.