Análise de Documentos para Redação Científica Voltados ao Ensino Médio: Estudo de Caso em “Sites” do IFMT
Resumo
O presente trabalho traz como temática a pesquisa como princípio educativo no âmbito do Instituto Federal de mato Grosso (IFMT) na perspectiva de encontrar documentos relacionados a redação científica que subsidiam o discente que está iniciando na pesquisa por meio de Projetos de Iniciação Científica destinados ao Ensino Médio. Para tanto foi realizada pesquisa bibliográfica e documental no site oficial do IFMT de modo a desvelar características propostas nos documentos analisados. Os resultados mostraram que o site do IFMT, sobre tudo, nas páginas consultadas, não apresentaram documentos norteadores sobre a prática de redação científica, contudo, o estudo serve como agente balizador para novas pesquisas relacionadas a temática. Concluiu-se que o estudo de caso evidenciou a necessidade da melhoria da comunicação entre os discentes e as ferramentas digitais mais acessadas pelos usuários.
Referências
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de setembro de 2012, seção 1, p. 98; 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 jul. 2021.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário. ano 3 nº 3 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em: 24 jul. 2021.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. 2019a. Disponível em: [link]. Acesso em 23 jul. 2021.
IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso. Regulamento do programa de valorização à pesquisa, ensino e extensão (PVPE). 2019b. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 set. 2021.
IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso. Programa institucional de Iniciação Científica. 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 set. 2021.
IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso. Edital 048-2021 – PIBIC Ensino Médio. 2021. Disponível em: http://propes.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/edital-48-2021-pibic-ensino-medio/. Acesso em: 24 jul. 2021.
KUENZER, A. Z. Trabalho e Escola: A aprendizagem flexibilizada. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, v. 20, n. 2, p. 13-36, 20 mar. 2017. Disponível em: https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/2. Acesso em: 23 jul. 2021.
OLIVEIRA, J. G. B. T. de. Autoria e plágio em trabalhos acadêmicos: políticas e ações de combate a contrafação no contexto universitário. 2016. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: Revista Brasileira de Educação. v. 12 n. 34. Págs. 152-180. Jan./abr. 2007.
SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989.