Estéticas de Existências de Jovens Pantaneiros e Currículo: entre Pântanos e Laços

  • Tiago Silva Rabello UNEMAT
  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado UNEMAT

Resumo


O pantanal mato-grossense abrange uma grande extensão territorial, com uma exuberante diversidade, não apenas na fauna e flora, como também humana. Constata-se a presença de nações indígenas, comunidades quilombolas, comunidades tradicionais ribeirinhas e rurícolas. Toda essa diversidade reverbera em uma das instituições mais emblemáticas e importantes da sociedade: a escola pública. Os desafios implícitos e explícitos presentes no processo de ensino da filosofia, exige a busca constante de caminhos mais dinâmicos onde a filosofia possa encontrar abrigo na simplicidade excêntrica e plural, observável em seus estilos de vida. O jeito mateiro de ser, o linguajar característico, o jeito de se vestir, o uso das botas, do boné característico, a cuia de tereré, o ritmo da conversa e os assuntos típicos ao cotidiano deles, ao mesmo tempo que pode possibilitar um olhar de estranhamento, também permite a inserção de uma filosofia da diferença. O objetivo deste estudo consiste em problematizar como as estéticas de existências dos jovens pantaneiros movimentam o ambiente escolar e constituem laços com o currículo. Elegemos a pesquisa de natureza qualitativa por meio de um processo de investigação cartográfica dos saberes, práticas e desejos comuns dos jovens pantaneiros.
Palavras-chave: Estéticas, Existências, Jovens pantaneiros, Currículo

Referências

ELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs 1: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34/1995, 3ª reimpressão, 2011.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collëge de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. O Espaço Pantaneiro Cenário de Subjetivação da Criança Ribeirinha. Niterói - RJ: 2009.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. -2. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

OLIVEIRA, Andréia Machado; RICHTER, Indira Zuhaira. Cartografia como metodologia: uma experiência de pesquisa em Artes Visuais. PARALELO 31, EDIÇÃO 08. JULHO DE 2017.

GUATARRI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
RABELLO, Tiago Silva; MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. Estéticas de Existências de Jovens Pantaneiros e Currículo: entre Pântanos e Laços. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 119-124.