A Reconstrução Positiva da Identidade Negra nos Desenhos das Crianças da Educação Infantil Quilombola

  • Michele Corrêa de França SEDUC-MT
  • Suely Dulce de Castilho UFMT

Resumo


Esta reflexão emerge no contexto da pesquisa de mestrado concluída em 2019 na Educação Infantil da Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller, na Comunidade Abolição/MT. Tem como objetivo compreender o processo da reconstrução positiva da identidade negra através dos desenhos das crianças de 4 e 5 anos. Quanto aos procedimentos metodológicos é um estudo de abordagem qualitativa, cujos principais métodos foram a etnografia e a pesquisa-ação. Teoricamente está amparado nas contribuições de autores como Castilho (2004), Gomes (2002), Mignolo (2017), Munanga (2005), Quijano (2009) dentre outros. Os resultados apontaram que a Educação Infantil é uma etapa de ensino promissora para o desenvolvimento de propostas que combatam o racismo e preconceitos gerando impactos positivos para a reconstrução da identidade negra sob a perspectiva de sua valorização.
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola, Educação Infantil, Identidade Negra

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Publicado
08/11/2021
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FRANÇA, Michele Corrêa de; CASTILHO, Suely Dulce de. A Reconstrução Positiva da Identidade Negra nos Desenhos das Crianças da Educação Infantil Quilombola. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 132-139.