A Reconstrução Positiva da Identidade Negra nos Desenhos das Crianças da Educação Infantil Quilombola
Resumo
Esta reflexão emerge no contexto da pesquisa de mestrado concluída em 2019 na Educação Infantil da Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller, na Comunidade Abolição/MT. Tem como objetivo compreender o processo da reconstrução positiva da identidade negra através dos desenhos das crianças de 4 e 5 anos. Quanto aos procedimentos metodológicos é um estudo de abordagem qualitativa, cujos principais métodos foram a etnografia e a pesquisa-ação. Teoricamente está amparado nas contribuições de autores como Castilho (2004), Gomes (2002), Mignolo (2017), Munanga (2005), Quijano (2009) dentre outros. Os resultados apontaram que a Educação Infantil é uma etapa de ensino promissora para o desenvolvimento de propostas que combatam o racismo e preconceitos gerando impactos positivos para a reconstrução da identidade negra sob a perspectiva de sua valorização.
Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola, Educação Infantil, Identidade Negra
Referências
CASTILHO, Suely Dulce de. A Representação do Negro na Literatura Brasileira: Novas Perspectivas. Olhar de Professor, v. 7, n. 1, 2 fev. 2004.
FERREIRA, Augusta Eulália. Educação Escolar Quilombola: uma perspectiva identitária a partir da Escola Estadual Maria de Arruda Muller.2015. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2015.
FRANÇA, Michele Corrêa de. Identidades na perspectiva da Educação Infantil da Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller – Quilombo Abolição/MT. Dissertação(Mestrado em Educação). 260f. Programa de Pós-Graduação em Educação. UniversidadeFederal de Mato Grosso. Cuiabá, 2019.
GEERTZ, Clifford, 1926- A interpretação das culturas / Clifford Geertz. - l.ed., IS. reimpr. - Rio de Janeiro: LTC, 2008. 323p.
GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ouressignificação cultural? Revista Brasileira de Educação, Set/Out/Nov/Dez 2002 Nº 21 40-51.
JESUS, Camila Moreira de. Branquitude X Branquidade: uma análise conceitual do ser branco. In: Encontro Baiano de Estudos e Cultura – EBECULT: Encontro Baianode Estudos e Cultura, 3., 2012, Cachoeira/BA. Cachoeira: UFRB, 2012.
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do laço de fita. Rio de Janeiro: Ática, 2000.
MIGNOLO, Walter D. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, 1 (1), PP. 12-32, 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otavio; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.
MUNANGA, Kabengele. Apresentação. In: Superando o Racismo na escola. 2. ed. rev. MUNANGA, Kabengele (org.). [Brasília]: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p.: il.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: Epistemologias do Sul /org. Boaventura de Sousa Santos, Maria Paula Meneses. Coimbra, 2009, p. 532.
SANT’ANA, Antônio Olímpio de. História e conceitos básicos sobre o racismo e seus derivados. In: Superando o Racismo na escola. 2. ed. rev. MUNANGA, Kabengele (org.). [Brasília]: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p.: il.
SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: Superando o Racismo na escola. 2. ed. rev. MUNANGA, Kabengele (org.). [Brasília]: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p.: il.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.
FERREIRA, Augusta Eulália. Educação Escolar Quilombola: uma perspectiva identitária a partir da Escola Estadual Maria de Arruda Muller.2015. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2015.
FRANÇA, Michele Corrêa de. Identidades na perspectiva da Educação Infantil da Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller – Quilombo Abolição/MT. Dissertação(Mestrado em Educação). 260f. Programa de Pós-Graduação em Educação. UniversidadeFederal de Mato Grosso. Cuiabá, 2019.
GEERTZ, Clifford, 1926- A interpretação das culturas / Clifford Geertz. - l.ed., IS. reimpr. - Rio de Janeiro: LTC, 2008. 323p.
GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ouressignificação cultural? Revista Brasileira de Educação, Set/Out/Nov/Dez 2002 Nº 21 40-51.
JESUS, Camila Moreira de. Branquitude X Branquidade: uma análise conceitual do ser branco. In: Encontro Baiano de Estudos e Cultura – EBECULT: Encontro Baianode Estudos e Cultura, 3., 2012, Cachoeira/BA. Cachoeira: UFRB, 2012.
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do laço de fita. Rio de Janeiro: Ática, 2000.
MIGNOLO, Walter D. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, 1 (1), PP. 12-32, 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otavio; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.
MUNANGA, Kabengele. Apresentação. In: Superando o Racismo na escola. 2. ed. rev. MUNANGA, Kabengele (org.). [Brasília]: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p.: il.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: Epistemologias do Sul /org. Boaventura de Sousa Santos, Maria Paula Meneses. Coimbra, 2009, p. 532.
SANT’ANA, Antônio Olímpio de. História e conceitos básicos sobre o racismo e seus derivados. In: Superando o Racismo na escola. 2. ed. rev. MUNANGA, Kabengele (org.). [Brasília]: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p.: il.
SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: Superando o Racismo na escola. 2. ed. rev. MUNANGA, Kabengele (org.). [Brasília]: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204p.: il.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
FRANÇA, Michele Corrêa de; CASTILHO, Suely Dulce de.
A Reconstrução Positiva da Identidade Negra nos Desenhos das Crianças da Educação Infantil Quilombola. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 132-139.