A Educação Ambiental e o Tráfico de Animais Silvestres: Considerações sobre as Entregas Voluntárias

  • Amanda Alves Pereira UFMT
  • Giseli Dalla Nora UFMT

Resumo


O tráfico de animais silvestres sendo uma das ameaças à fauna pode causar a extinção de espécies. Por isso, essa pesquisa propõe-se investigar qual a relação entre entregas voluntárias de animais silvestres e o tráfico de animais no estado de Mato Grosso, e discorrer sobre essa relação com a educação ambiental dentro da Geografia. Estão sendo feitos levantamentos teóricos bibliográficos que abordem a relação sociedadenatureza, legislações do meio ambiente, educação ambiental e as diversas relações estabelecidas com a fauna silvestre. Foi solicitado autorização de coleta de dados à SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e ao BPMPA (Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental). Após anuência dos órgãos, o projeto foi submetido na Plataforma Brasil, para aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos das Áreas De Ciências Humanas e Sociais da UFMT. Após autorizado, serão coletados os dados dos animais entregues voluntariamente pela população entre os anos de 2015 e 2020, e distribuídos questionários impressos aos policiais quanto à essas entregas. Embora a fauna silvestre seja de extrema importância para o planeta, observou-se nas buscas realizadas no catálogo da Capes escassos trabalhos de tráfico de animais silvestres em Mato Grosso.

Palavras-chave: Entregas voluntárias, Tráfico, Biodiversidade, Fauna silvestre, Educação ambiental

Referências

ALMEIDA, Maria Geralda de. Cultura Ecológica e Biodiversidade. Mercator, Fortaleza, v. 2, n. 3, nov. 2008.

CHARITY, Sandra; FERREIRA, Juliana Machado. Wildlife Trafficking in Brazil. Traffic International, Cambridge, United Kingdom, 2020.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Catálogo de Teses e Dissertações. Catálogo de Teses e Dissertações, 2021. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 29 set. 2021

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Instrução Normativa nº 23. DF, Brasília, 2014.

LIMA, Gabriela Garcia Batista. A Conservação da Fauna e da Flora Silvestres no Brasil: A Questão do Tráfico Ilegal de Plantas e Animais Silvestres e o Desenvolvimento Sustentável. Revista Jurídica da Presidência, Brasília, v. 9. n. 86, p. 134-150, ago./set., 2007.

ROCHA, Flávio Montiel da. Tráfico de Animais Silvestres no Brasil. Documento para discussão. WWF, Brasília, 1995.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Amanda Alves; DALLA NORA, Giseli. A Educação Ambiental e o Tráfico de Animais Silvestres: Considerações sobre as Entregas Voluntárias. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 159-164.