A Ludicidade na Educação Infantil: Interações, Jogos e Brincadeiras nas Vivências das Crianças
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um projeto trabalhado no âmbito da Educação Infantil com as crianças, visando um processo de envolvimento e ludicidade nas atividades lúdicas desenvolvidas com cada uma das crianças. O principal foco deste projeto foi o de abordar a ludicidade, os jogos, as brincadeiras e os brinquedos na Educação Infantil, comparando e amparando esta experiência com as teorias dos seguintes autores: Froebel (2001); Kishimoto (2003); Piaget (1998, 2003); Silva (2012) e Vygotsky (1984). De modo que foi possível compreender como a ludicidade está presente no dia a dia da vivencia das crianças, garantindo o desenvolvimento e a aprendizagem, com um impacto significativo na coordenação, socialização, raciocínio, imaginação e criatividade.
Referências
FROEBEL, F. W. A. A educação do homem. Trad. Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UPF, 2001.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8 ed. São Paulo; Cortez, 2003.
PIAGET, J. A formação do símbolo: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
_________. A construção do real na criança. 3ª ed. São Paulo: Ática 2003.
SILVA, D. N. H. Imaginação criança e escola. São Paulo: Editora Summus, 2012.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1984.