A Ludicidade na Educação Infantil: Interações, Jogos e Brincadeiras nas Vivências das Crianças

  • Vera Ribeiro Juremeira Arruda EMEB Profª. Tereza Lobo
  • Cálita Fernanda de Paula Martins EMEB Profª. Tereza Lobo

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar um projeto trabalhado no âmbito da Educação Infantil com as crianças, visando um processo de envolvimento e ludicidade nas atividades lúdicas desenvolvidas com cada uma das crianças. O principal foco deste projeto foi o de abordar a ludicidade, os jogos, as brincadeiras e os brinquedos na Educação Infantil, comparando e amparando esta experiência com as teorias dos seguintes autores: Froebel (2001); Kishimoto (2003); Piaget (1998, 2003); Silva (2012) e Vygotsky (1984). De modo que foi possível compreender como a ludicidade está presente no dia a dia da vivencia das crianças, garantindo o desenvolvimento e a aprendizagem, com um impacto significativo na coordenação, socialização, raciocínio, imaginação e criatividade.

Palavras-chave: Educação Infantil, Ludicidade, Interações, Brincadeiras

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil DCNEI. Brasília: Ministério da Educação, 2009.

FROEBEL, F. W. A. A educação do homem. Trad. Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UPF, 2001.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8 ed. São Paulo; Cortez, 2003.

PIAGET, J. A formação do símbolo: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

_________. A construção do real na criança. 3ª ed. São Paulo: Ática 2003.

SILVA, D. N. H. Imaginação criança e escola. São Paulo: Editora Summus, 2012.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1984.
Publicado
08/11/2021
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ARRUDA, Vera Ribeiro Juremeira; MARTINS, Cálita Fernanda de Paula. A Ludicidade na Educação Infantil: Interações, Jogos e Brincadeiras nas Vivências das Crianças. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 187-193.