Os Desafios do Ensino Remoto e o Uso de Tecnologias na Escola Estadual Adalgisa de Barros

  • Marilene C. Surubim Leite SEDUC-MT
  • Fabiana F. Pádua Rossatto FGV

Resumo


Os desafios para o ensino durante o período de pandemia de Covid 19 foram muitos, desde falta de formação de professores, engajamento de pais e responsáveis pelos estudantes e, eles próprios em não assumir seu papel de aluno. As aulas remotas ocorreram com o auxílio de ferramentas tecnológicas, através de aplicativos online ou de apostilas para quem não tinha acesso a internet. Este trabalho teve como objetivo demostrar a participação dos estudantes do ensino médio nas aulas remotas em uma escola de educação básica. Para isso, as planilhas de controle da coordenação pedagógica foram utilizadas. Os dados demostraram as dificuldade dos alunos nas aulas a distancia, por não terem acesso a internet ou pela falta de hábito em ser protagonista de seu aprendizado. Ainda se faz necessário um projeto de longo prazo que contemple mais formação para professores, e estruturação das escolas a fim de que haja real mudança nas práticas pedagógicas com a inserção de tecnologias no ensino.

Palavras-chave: Aula remota, Tecnologias, Práticas pedagógicas

Referências

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento: revista e ampliada. Penso Editora, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Editora Paz e terra. 25º ed. SP, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br. Acesso em: 03 de outubro de 2021.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://uepgfocafoto.wordpress.com. Acesso em: 13 de julho de 2021.

MORAN, J. Por onde começar a transformar nossas escolas? In. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2016. Páginas 145-165

SAVIANI, Demerval. Formação de professores no Brasil: Dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, N.1.2011; pp.07-19. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br. Acesso em: 03 de outubro de 2021.

SAVIANI, Dermeval. A História da educação e sua importância para a formação de professores. In: Conferência de abertura do I Seminário de História da Educação Brasileira e Catarinense: UFFS, 2013.

PRENSKY Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura, v. 15, n. 2. 2010. Disponível em: [link]. Acessado em 03 de outubro de 2021.

RUBIO, Ana Claudia Pereira; DE OLIVEIRA, Ozerina Victor. Integração das tecnologias digitais de rede ao currículo: O protagonismo docente no ciclo da política. Revista eCurriculum, v. 18, n. 1, p. 85-110, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br. Acesso em 03 de outubro de 2021
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
LEITE, Marilene C. Surubim; ROSSATTO, Fabiana F. Pádua. Os Desafios do Ensino Remoto e o Uso de Tecnologias na Escola Estadual Adalgisa de Barros. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 202-209.