A Pedagogia da Presença como Ferramenta na Interação do Processo de Ensino – Aprendizagem

  • Élida Fernandes da Silva Gomes UNIC / IFMT
  • Cleonice Terezinha Fernandes UNIC / IFMT

Resumo


Esta pesquisa fundamenta-se em avaliar boas práticas e referências sobre o sucesso da Pedagogia da Presença no processo de ensino-aprendizagem e é parte essencial de uma pesquisa de mestrado em ensino em andamento; de cunho qualitativo, com objetivo descritivo, cujos instrumentos para obtenção dos dados serão: grupo focal, questionário de motivação e satisfação (validado) e entrevista semiestruturada, além de análise documental dos diários dos professores, planejamentos e PPP. Os participantes da pesquisa serão os membros da comunidade escolar – docentes, discentes, coordenadores, funcionários da área 21 e os pais – de uma Escola Integral do Estado de Mato Grosso, que viveram a experiência da Pedagogia da Presença por dois anos. O aporte teórico usado na análise estará pautado sobretudo nos escritos de Freire (1998) e Costa (2001) que discorrem sobre as relações humanas. Espera-se contribuir para que os profissionais da educação possam avaliar suas práticas pedagógicas e estratégias que propiciem a vivência da Pedagogia da Presença para a melhoria do desempenho escolar, principalmente em relação ao sucesso dos estudantes.
Palavras-chave: Pedagogia da Presença, Ensino Médio Integral, Prática docente

Referências

BUBER, M. O caminho do homem segundo o ensinamento Chassidico. São Paulo: Realizações Editora, 2011.

COSTA, A. C. G. Pedagogia da presença: da solidão ao encontro. 2. ed. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, P. Política e educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. Portaria nº 371/2017. Implementação de escolas de ensino médio em tempo integral. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 ago. 2021.

SANTOS, M. F. Pedagogia da presença: uma estratégia para o sucesso escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/8764/2/arquivototal.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

SÍVERES, L. Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida. Brasília: Liber Livro, 2015.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Élida Fernandes da Silva; FERNANDES, Cleonice Terezinha. A Pedagogia da Presença como Ferramenta na Interação do Processo de Ensino – Aprendizagem. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 223-227.