Formação Continuada de Professores da Educação Básica no Estado de Mato Grosso: Trilhas Formativas?

  • Tiago de Castro Rodrigues UFMT
  • Leidiane Francisca da Silva UFMT

Resumo


O presente trabalho intenta uma reflexão da política de formação continuada de professores da Educação Básica do Estado de Mato Grosso no ano de 2021 a partir de questionamentos que circunscrevem a alterações de finalidades atribuídas ao CEFAPRO – Centro de Formação e Atualização de Profissionais da Educação do Estado de Mato Grossopara DRE-MT – Diretoria Regional de Ensino de Mato Grosso -, bem como de cooperações técnicas com institutos privados de educação para forjar sentidos outros à formação continuada, aproximando-se de discussões propostas por Arendt (1957), Arroyo (2018), Brandão (1981) e Santos (2019) na tentativa de problematizar o paradigma de universalidade, de igualdade e de conformação na educação e na política de formação continuada de professores. Conclui-se que a lógica universalizante de se pensar a formação continuada a partir de capacitações pré-definidas neutraliza discussões sobre o diferir.
Palavras-chave: Política Pública, Formação Continuada, Trilha Formativa

Referências

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Publicado
08/11/2021
RODRIGUES, Tiago de Castro; SILVA, Leidiane Francisca da. Formação Continuada de Professores da Educação Básica no Estado de Mato Grosso: Trilhas Formativas?. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 234-239.