Limites e Pontencialidades do Uso de Impressos como Fonte e/ou Objeto de Pesquisa: em Análise a Materialidade do Impresso Estudantil “Castro Alves”

  • Cristian Lopez Gomes UFMS
  • Cintia Medeiros Robles Aguiar UFMS

Resumo


Este texto tem caráter teórico-metodológico e visa apresentar os limites e as possibilidades do uso de impressos estudantis como fonte e/ou objeto de pesquisa no campo da História da Educação. Temos como objetivo caracterizar o impresso "Castro Alves", a partir de sua materialidade, isto é, dos diferentes aspectos, para a compreensão de sua composição e especificidade, sem o intento de discutir os conteúdos publicados no periódico. O impresso "Castro Alves" foi o órgão oficial do Grêmio Estudantil Castro Alves, ligado ao Colégio Osvaldo Cruz de Campo Grande, situado no sul de Mato Grosso (indiviso), na década de 1960. Os resultados sinalizam que o principal limite é a escassez de exemplares do impresso disponível para análise, e sua principal potencialidade é a utilização do impresso como objeto de reflexão. Concluímos que a investigação para além de sua materialidade pode conduzir a uma aproximação de episódios da educação secundária de Campo Grande/MT na década de 1960.

Palavras-chave: Impresso Castro Alves, Impresso estudantil, Materialidade

Referências

DE LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2.ed., São Paulo: Contexto, 2010
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Cristian Lopez; AGUIAR, Cintia Medeiros Robles. Limites e Pontencialidades do Uso de Impressos como Fonte e/ou Objeto de Pesquisa: em Análise a Materialidade do Impresso Estudantil “Castro Alves”. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 256-260.