Narrativas da Comunidade do Projeto Piau no Fechamento da Escola Tamboril II no Município de Nova Xavantina-MT
Resumo
O fechamento das escolas do campo no município de Nova Xavantina -MT, representa no cenário atual de políticas públicas a negação de direitos historicamente conquistados pelas comunidades rurais. O objetivo dessa pesquisa é compreender as narrativas que envolveram o fechamento das escolas municipais do campo e as consequências socioeconômicas e ambientais que os núcleos familiares estão sujeitos, com a saída dos estudantes da Escola Tamboril II no Projeto de Assentamento Piau para as escolas urbanas do município de Nova Xavantina-MT.A pesquisa será realizada na Escola Tamboril II no P.A Piau, os participantes serão: a comunidade escolar,gestores, representantes da associação de moradores e do sindicato dos trabalhadoes rurais do município de Nova Xavantina.Na coleta de dados serão utilizados gravação por vídeo chamadas por meio da plataforma Google Meet e aplicativo de trocas de mensagens instantâneas (whatsApp).A análise dos dados será por meio de Análise Textual Discursiva (ATD), de MORAES; GALIAZZI, 2007. Pretendese com a pesquisa apontar questionamentos para a garantia da educação do campo em territorios rurais, objeto de disputas históricas no campo da educaçãoe almeja trazer para a sociedade as vozes daqueles que no momento do fechamento das escolas não puderam ser ouvidas e se ouvidas silenciadas.
Referências
BRASIL. Lei nº9394,de 2º de dezembro de 1996.Estabelece as diretrizes e bases da educação Nacional [link] Acesso em 05 jul.2021.
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trab. educ.saúde,Jun .2009,vol.7, nº.1,p.3564.Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/> Acesso em 28 de janeiro 2021.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso. Resolução n.126 – CEE/MT. Cuiabá: 2003.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Parecer propondo a Resolução para Educação do Campo em Mato Grosso. Parecer n.202-B – CEB/CEE/MT. Cuiabá: 2002. GIL, Antônio Carlos .Como elaborar projetos de pesquisa. 4º Ed .São Paulo: Atlas, 2002.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares para Educação do Campo no Estado de Mato Grosso. Cuiabá-MT: SEDUC, 2010. Disponível em:<(usp.br) [link]> Acesso em 24 de Agosto de 2010.
MINAYO. Maria Cecília (Org) et al. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade.28º Ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MOLINA, Mônica Castagna. A educação do campo e o enfrentamento das tendências das atuais políticas públicas. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 6, n. 2, p. 378-400, jul./dez.2015.Disponívelem: [link] Acesso em: 28 de janeiro 2021.
MORAES, Roque; DO CARMO GALIAZZI, Maria. Análise textual: discursiva.3º Ed. Editora Unijuí, 2016.
PEREIRA, Valdeir. Redimensionamento do Governo Mauro Mendes fecha escola do campo. CNTE,2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 fevereiro de 2021.
SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza. Educação do Campo no IFMT-Campus São Vicente: desafios da construção de uma educação dialógica. Cuiabá. 2014. 217 p. Tese (Doutorado) Orientadora: Michelle Sato – Instituto de Educação Universidade Federal de Mato Grosso, 2014.
SILVA, Regina & SATO, Michèle. Mapa Social: mapeando os grupos sociais do Estado de Mato Grosso -Brasil.-Cuiabá: UFMT-GPEA & GTMS, 2011.