As Práxis Pedagógicas e seus Desafios Frente o Marco Legal para a Educação Antirracista

  • Mário Alves dos Santos UFMT
  • Sérgio Pereira dos Santos UFMT

Resumo


A fase de implementação das várias leis que tratam da Educação das Relações Étnico-Raciais é resultado de muitos desafios. Quanto a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) se tornaram reais muitas reivindicações por uma educação antirracista que estavam nas lutas dos movimentos sociais negros. Foi um marco a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileira, africana e indígena a partir da modificação dos artigos 26 A e 79B da LDB através das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Essas conquistas vieram mostrar a importância de avanços na legislação estatal no intuito de que direitos sejam assegurados e que as injustiças cometidas nos séculos anteriores possam ser reparadas. Através de uma abordagem qualitativa e descritiva tendo como instrumento a pesquisa bibliográfica com análise documental verificamos que, ainda há uma distância grande entre teoria e prática nas instituições escolares. Continuar lutando é necessário para que tenhamos instituições escolares a serviço de uma educação que reconheça os valores culturais, religiosos, intelectuais e de vivências de cada indivíduo. A superação do racismo é uma causa urgente. Adotar práxis que implementem a cultura e história africana e Afro-brasileira é contribuir para uma educação antirracista.

Palavras-chave: Educação antirracista, Práxis Pedagógicas, Relações Raciais

Referências

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Publicado
08/11/2021
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SANTOS, Mário Alves dos; SANTOS, Sérgio Pereira dos. As Práxis Pedagógicas e seus Desafios Frente o Marco Legal para a Educação Antirracista. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 287-294.