Jogos Teatrais na Alfabetização: Relatos de uma Oficina de Formação

  • Rogério Luís Bauer UFMT

Resumo


O presente relato objetiva apresentar o desenvolvimento de uma oficina de capacitação para docentes, participantes de uma pesquisa colaborativa realizada em uma escola pública de ensino fundamental, envolvendo a utilização de jogos teatrais em suas práticas de alfabetização. A metodologia envolveu o compartilhamento de bibliografia específica e a observação participativa durante a oficina de formação das profissionais. A pesquisa de mestrado, em que estava inserida tal oficina, se propôs a realizar um estudo envolvendo os jogos teatrais no processo de alfabetização na perspectiva discursiva. Ancoraram a proposta a Teoria Histórico-Cultural e a Perspectiva Discursiva na Alfabetização, principalmente por meio de Vygotsky, Bakhtin e Smolka, além dos Jogos Teatrais de Viola Spolin. A partir das partilhas sobre as especificidades dos jogos teatrais e suas possibilidades de desenvolvimento no contexto educacional, novas perspectivas se apresentaram para incorporação destes nos planejamentos e práticas no processo de ensino e aprendizado.
Palavras-chave: Jogos teatrais, Alfabetização discursiva, Formação

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª Edição – Hucitec. 2006.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2008.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. 1. ed. Tradução: Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BAUER, Rogério Luís. Jogos Teatrais na Alfabetização: Relatos de uma Oficina de Formação. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 313-317.