Letramento digital e práticas de alfabetização em tempos de pandemia: Do “BE-A-BÁ” literário às belezas do cerrado

  • Tamara Aguiar Tavares Mascarenhas SEDUC-MT
  • Keila Ferraz de Araújo Dias SEDUC-MT / SME-MT
  • Laila Fernanda dos Santos SEDUC-MT / SME-MT
  • Simone Gardes Dombroski SEDUC-MT / SME-MT

Resumo


Este relato de experiência é resultado de um projeto desenvolvido na Escola Estadual Manoel Cavalcanti Proença, localizada no município de Cuiabá-MT. O projeto intitulado Letramento digital e práticas de alfabetização em tempos de pandemia: do "BE-A-BÁ" literário às belezas do cerrado, é parte complementar do currículo para garantir as habilidades de aprendizagens não alcançadas no ano letivo de 2020. Portanto, o projeto tem como objetivo aprimorar as aprendizagens não consolidadas pelos estudantes ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O desenvolvimento das atividades propostas consiste no estímulo a leitura, escuta e produção oral, escrita e criação artística, por meio do contato com diversas obras literárias digitais e atividades dinâmicas e lúdicas, utilizando como ferramenta de interação as tecnologias da informação e do conhecimento (TICs). O intuito é incluir o estudante no mundo e estimular a sua autonomia, tornando-o um agente ativo na construção do conhecimento.

Palavras-chave: Alfabetização, Tecnologias da informação e do conhecimento, Letramento digital

Referências

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

SAITO, Fabiano Santos; SOUZA, Patrícia Nora de. (Multi)letramento(s) difital(is): por uma revisão de literatura crítica. Linguagens e Diálogos, v. 2, n. 1, p. 109-143, 2011.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MASCARENHAS, Tamara Aguiar Tavares; DIAS, Keila Ferraz de Araújo; SANTOS, Laila Fernanda dos; DOMBROSKI, Simone Gardes. Letramento digital e práticas de alfabetização em tempos de pandemia: Do “BE-A-BÁ” literário às belezas do cerrado. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 318-322.