A Língua e Sua Variedade, as Questões Raciais através da Linguagem

  • Anastacia Maria Ferraz da Silva SEDUC-MT
  • Elizângla dias Kemer SEDUC-MT
  • Soenil Clarinda de Sales SEDUC-MT
  • Blaiony de Paula Arantes Passos SEDUC-MT

Resumo


Partindo da ideia de que a corrente Sociolinguística desenvolve o estudo quanto às mudanças e variações existentes na língua, que pode mudar com relação ao tempo e variar quanto ao espaço, é possível afirmar que existem variações com base na situação social em que o indivíduo se encontra. Este relato tem por objetivo evidenciar as variações linguísticos presentes no município de Poconé, região pertencente ao Alto Pantanal, na Mesorregião CentroSul do Estado de Mato Grosso, com base no preconceito racial, além de evidenciar os usos linguísticos do falar local busca-se também de forma a compreender a diversidade cultural local, mediante a observação das crenças a respeito de sua própria língua e cultura. A pesquisa em tela refere-se a uma pesquisa qualitativa bibliográfica com base em estudos já realizados sobre a temática em questão. Os dados da investigação revelam que a prática do racismo e do preconceito perpassa a dimensão da linguagem.

Palavras-chave: Sociolinguística, Poconé-MT, Usos linguísticos, Preconceito racial, Aspectos culturais

Referências

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática: opressão? Liberdade? 4.ed. São Paulo: Ática,1989.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Ed., Coleção Ciências da Educação, 1994.

KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. Brasília, DF, 2006.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicação e trabalhos científicos. . 4.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2008.

PATTO. Maria Helena Sousa. O fracasso escolar como objeto de estudo: uma visão histórica. Disciplina do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, área de concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Psicologia USP, 2006.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Anastacia Maria Ferraz da; KEMER, Elizângla dias; SALES, Soenil Clarinda de; PASSOS, Blaiony de Paula Arantes. A Língua e Sua Variedade, as Questões Raciais através da Linguagem. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 323-327.