O Estímulo à Leitura: Contadores de Histórias
Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever as metodologias pedagógicas de professoras de Língua Portuguesa em colaboração com a professora de Arte em uma escola de Ensino Médio do município de Rondonópolis/MT, que desenvolveram um projeto de leitura, no ano de 2020 no contexto de pandemia COVID/19, denominado "Os contadores de Histórias" tendo como propósito estimular a prática da leitura literária e incentivar a produção textual. Refletiu-se sobre as dificuldades da aquisição da leitura, principalmente a literária, por meio do apoio teórico de Lajolo (2018), Cosson (2019), Benjamin (1996), Soares (1999) e Freire (1985). Nesse contexto, de pandemia os estudantes utilizaram vários recursos tecnológicos, tais como inserção de efeitos de áudio e de vídeo para contarem suas narrativas.
Palavras-chave:
Contadores de Histórias, Ensino Remoto, Literatura
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1991.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e poética: O narrador Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov.7 ed. Brasiliense, 1996.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1985.
LAJOLO, Marisa. Literatura ontem, hoje e amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P.; SOUSA, E. R. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v.7, n. 1, 2015.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e poética: O narrador Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov.7 ed. Brasiliense, 1996.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1985.
LAJOLO, Marisa. Literatura ontem, hoje e amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P.; SOUSA, E. R. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v.7, n. 1, 2015.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999
Publicado
08/11/2021
Como Citar
CORREA, Keiliane Lopes; CHAVES, Angélica Andersen; CÂMARA, Jackeline.
O Estímulo à Leitura: Contadores de Histórias. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 328-332.