Relatos de Experiência das Aulas Remotas na Educação Física de uma Escola da Rede Pública Estadual na Pandemia da Covid 19

  • Geander Franco de Araujo SEDUC-MT
  • Emily Elizabeth Nascimento dos Santos UFMT
  • Renan Pereira Brasil UFMT
  • Ana Carrilho Romero Grunennvaldt UFMT

Resumo


O presente relato de experiência versa sobre as vivências pedagógicas proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso. O espaço de interlocução pedagógica ocorreu na Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda, localizada em Cuiabá/MT, no bairro Planalto com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental sob a orientação do professor supervisor do PIBID/FEF/UFMT e da professora coordenadora de área do PIBID/FEF/UFMT. As atividades foram planejadas e desenvolvidas em coparticipação, professores, coordenadores e bolsistas, nos anos de 2020 e 2021. O programa tem como objetivo promover a interlocução entre a formação inicial e a prática pedagógica docente no ambiente escolar, bem como proporcionar o diálogo entre a universidade e a escola, em favor da contribuição para o ensino-aprendizagem dos atores envolvidos. O processo de desenvolvimento das atividades do PIBID se deu por meio de estudos coletivos, produção de planejamentos e participação nas regências de aulas, bem como, a reflexão dessas práticas pedagógicas realizadas.

Palavras-chave: Relato de experiência, Pandemia, dificuldades nas Aulas online

Referências

AMADOR, R. R. Tecnologias na educação : Um desafio para educadores. 2012. (Conclusão de Curso)Especialização em mídias na educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular/Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017.

DARIDO, S. C. Práticas Corporais, Educação Física, 6º a 9º anos. Manual do Professor. Editora Moderna, 2019.

MATO GROSSO. Documento de referência curricular para Mato Grosso - Ensino Fundamental Anos Finais. Mato Grosso, 2018.

OLIVEIRA, A. A. B; PALMA, J. A. V; PALMA, A. P. T. V; Educação Física e a organização curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Londrina: Eduel, 2015.

SCHUHMACHER, V. R. N.; FILHO, J. P. A.; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Departamento de Ciências Tecnológicas e Ciências Exatas. Revista de Ciências Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, 2017.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ARAUJO, Geander Franco de; SANTOS, Emily Elizabeth Nascimento dos; BRASIL, Renan Pereira; GRUNENNVALDT, Ana Carrilho Romero. Relatos de Experiência das Aulas Remotas na Educação Física de uma Escola da Rede Pública Estadual na Pandemia da Covid 19. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 354-358.