Corpo, Gestos e Movimentos: os Desafios do Uso das Ferramentas Digitais em Tempos de Pandemia
Resumo
Este relato descreve situações vivenciadas na Educação Infantil da "Escola Espírita Vianna de Carvalho", localizada no bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá/MT, durante a pandemia do novo coronavírus, no contexto das aulas remotas, no segundo semestre de 2020 e no primeiro semestre de 2021. Tem como principal objetivo refletir sobre as estratégias utilizadas pelas professoras para a proposição de atividades com ênfase em movimentos para crianças na faixa etária de 2 a 5 anos. Metodologicamente é um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram a observação e os registros sistemáticos. Teoricamente está amparado em Freire (1996), Moran (2015), Bacich e Moran (2018), dentre outros. Os resultados apontam que a exclusão digital ainda permeia as camadas populares impactando o sucesso escolar das crianças pequenas.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORAN, José. Educação Híbrida. Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB.
STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância; tradução (do italiano) Fernanda Ortale&Ilse Paschoal Moreira. Campinas SP: autores associados, 2013.