Corpo, Gestos e Movimentos: os Desafios do Uso das Ferramentas Digitais em Tempos de Pandemia

  • Mariza Leal CSSA

Resumo


Este relato descreve situações vivenciadas na Educação Infantil da "Escola Espírita Vianna de Carvalho", localizada no bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá/MT, durante a pandemia do novo coronavírus, no contexto das aulas remotas, no segundo semestre de 2020 e no primeiro semestre de 2021. Tem como principal objetivo refletir sobre as estratégias utilizadas pelas professoras para a proposição de atividades com ênfase em movimentos para crianças na faixa etária de 2 a 5 anos. Metodologicamente é um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram a observação e os registros sistemáticos. Teoricamente está amparado em Freire (1996), Moran (2015), Bacich e Moran (2018), dentre outros. Os resultados apontam que a exclusão digital ainda permeia as camadas populares impactando o sucesso escolar das crianças pequenas.

Palavras-chave: Educação Infantil, Movimentos, Pandemia, Exclusão digital, Desafios

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018, e-PUB.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MORAN, José. Educação Híbrida. Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB.

STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância; tradução (do italiano) Fernanda Ortale&Ilse Paschoal Moreira. Campinas SP: autores associados, 2013.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
LEAL, Mariza. Corpo, Gestos e Movimentos: os Desafios do Uso das Ferramentas Digitais em Tempos de Pandemia. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 359-362.