A Pesquisa em Tempos de Pandemia e Seus Procedimentos Online

  • Michele M. M. Castro UFMT
  • Katia Morosov Alonso UFMT

Resumo


No intento de proceder com as pesquisas acadêmicas, num cenário de pandemia, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) lançou um ofício circular autorizando pesquisadores a coletar dados em meio virtual. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em relatar experiências de produção de dados com uso de recursos online para uma pesquisa de mestrado. Isso implicou no uso de recursos das tecnologias digitais para a geração de dados. Desta maneira os encontros virtuais, seguindo o proposto como procedimentos metodológicos entre eles questionários e entrevistas, foram realizados online. Os resultados evidenciam experiências com diálogos potentes, implicando na produção dos dados, sem interrupções. Mesmo com êxito há que se considerar algumas limitações como a falta de interação, sobretudo as não verbais como observação de gestos e movimentos. O uso de recursos online na pesquisa permitiu um maior alcance na produção de dados, possibilitando maior participação dos envolvidos na investigação.

Palavras-chave: Relato de experiência, Entrevista online, Pandemia

Referências

COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA. Ofício Circular nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 set. 2021

HANNA, Paul; MWALE, Shadreck. Não estou com você, mas estou. Entrevistas face a face virtuais. In: V. BRAUN, Vírgínia; CLARKE, Victória; GRAY, Debra (orgs.) . Coleta de dados qualitativos: um guia prático de técnicas textuais midiáticos e virtuais. Petrópolis: Vozes, 207. P-297-315

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2020.

MENDES, Conrado. A pesquisa on-line: potencialidades da pesquisa qualitativa no ambiente virtual. Hipertextus, n. 2, 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 set. 2020.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CASTRO, Michele M. M.; ALONSO, Katia Morosov. A Pesquisa em Tempos de Pandemia e Seus Procedimentos Online. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 363-367.