A Pesquisa em Tempos de Pandemia e Seus Procedimentos Online
Resumo
No intento de proceder com as pesquisas acadêmicas, num cenário de pandemia, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) lançou um ofício circular autorizando pesquisadores a coletar dados em meio virtual. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em relatar experiências de produção de dados com uso de recursos online para uma pesquisa de mestrado. Isso implicou no uso de recursos das tecnologias digitais para a geração de dados. Desta maneira os encontros virtuais, seguindo o proposto como procedimentos metodológicos entre eles questionários e entrevistas, foram realizados online. Os resultados evidenciam experiências com diálogos potentes, implicando na produção dos dados, sem interrupções. Mesmo com êxito há que se considerar algumas limitações como a falta de interação, sobretudo as não verbais como observação de gestos e movimentos. O uso de recursos online na pesquisa permitiu um maior alcance na produção de dados, possibilitando maior participação dos envolvidos na investigação.
Referências
HANNA, Paul; MWALE, Shadreck. Não estou com você, mas estou. Entrevistas face a face virtuais. In: V. BRAUN, Vírgínia; CLARKE, Victória; GRAY, Debra (orgs.) . Coleta de dados qualitativos: um guia prático de técnicas textuais midiáticos e virtuais. Petrópolis: Vozes, 207. P-297-315
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2020.
MENDES, Conrado. A pesquisa on-line: potencialidades da pesquisa qualitativa no ambiente virtual. Hipertextus, n. 2, 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 set. 2020.