Uso das TICs no Ensino Fundamental: Ferramentas dinamizadoras no Ensino Remoto Emergencial
Resumo
Este trabalho busca relatar duas experiências do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em Escolas Municipais de Educação Básica em Cuiabá, com turmas de 3º e 5º anos respectivamente. O intuito é compartilhar como se deu o desenvolvimento das atividades no cenário educacional de aulas remotas com enfoque principal, de dinamizar as atividades escolares e estreitar laços entre professores e alunos, utilizando as Plataformas Kahoot e Wordwall para gerar engajamento e interatividade digital. As experiências apontam que o uso das TICs proporcionou possibilidades de interação significativas e se mostrou fundamental na condução das atividades escolares na modalidade remota, por meio da mediação do professor.
Referências
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PINTO, Karla Emanuella Veloso. MARTINS, Ronei Ximenes. A implantação do Ensino Remoto Emergencial em escolas públicas e particulares da Educação Básica: Estudo de Caso em um município mineiro. UniRede. 2021. Acesso em 10.set.2021.
REIMERS, F. M.; SCHLEICHER, A. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. France: OECD, 2020. Disponível em: https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2020/04/framework.pdf. Acesso em: 01.set.2021.