Uso das TICs no Ensino Fundamental: Ferramentas dinamizadoras no Ensino Remoto Emergencial

  • Keila Ferraz de Araujo Dias SME-Cuiabá
  • Laila Fernanda dos Santos SME-Cuiabá

Resumo


Este trabalho busca relatar duas experiências do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em Escolas Municipais de Educação Básica em Cuiabá, com turmas de 3º e 5º anos respectivamente. O intuito é compartilhar como se deu o desenvolvimento das atividades no cenário educacional de aulas remotas com enfoque principal, de dinamizar as atividades escolares e estreitar laços entre professores e alunos, utilizando as Plataformas Kahoot e Wordwall para gerar engajamento e interatividade digital. As experiências apontam que o uso das TICs proporcionou possibilidades de interação significativas e se mostrou fundamental na condução das atividades escolares na modalidade remota, por meio da mediação do professor.

Palavras-chave: Relato de experiência, TICs, Ensino Remoto Emergencial

Referências

ANDRADE, A. P. R. O Uso das Tecnologias na Educação: Computador e Internet. 2011. 22 f. Monografia (Especialização) - Curso de Licenciatura em Biologia, Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PINTO, Karla Emanuella Veloso. MARTINS, Ronei Ximenes. A implantação do Ensino Remoto Emergencial em escolas públicas e particulares da Educação Básica: Estudo de Caso em um município mineiro. UniRede. 2021. Acesso em 10.set.2021.

REIMERS, F. M.; SCHLEICHER, A. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. France: OECD, 2020. Disponível em: https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2020/04/framework.pdf. Acesso em: 01.set.2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS, Keila Ferraz de Araujo; SANTOS, Laila Fernanda dos. Uso das TICs no Ensino Fundamental: Ferramentas dinamizadoras no Ensino Remoto Emergencial. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 368-372.