Mulheres Ciberativistas e Práticas em Rede

  • Aline Debossan Velozo UFMT
  • Terezinha Fernandes UFMT

Resumo


O presente trabalho relata a experiência vivenciada no contexto da pesquisa Ciberativismo Por e Para Mulheres: Multiletramentos Emergentes no Isolamento Social em fase inicial de desenvolvimento no Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, no âmbito do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE). Tem-se por objetivo, com tal pesquisa, compreender como a atuação de mulheres ativistas, que passaram a integrar o ciberespaço a partir da condição de isolamento social, se constitui como propositora de práticas que mobilizam multiletramentos críticos. O presente relato de experiência foi desenvolvido, portanto, a partir das orientações da etnografia na cibercultura, com o acompanhamento do grupo ciberativista "Mulheres em Rede", iniciado durante a pandemia COVID-19, cujas práticas sociais foram assistidas de forma síncrona e assíncrona, período de 01 a 30 de setembro de 202, buscando a relação entre educação, feminismo, uso de tecnologias digitais em rede (TDR) e multiletramentos críticos. Os resultados revelam que as mulheres participantes do grupo, praticam o ciberativismo, ainda que não se utilizem do termo, formando espaços para ativismos em prol de lutas sociais e do empoderamento de mulheres.
Palavras-chave: Cibercultura, Ciberfeminismo, Tecnologias digitais em rede, Etnografia na cibercultura, Multiletramentos

Referências

FERREIRA, G. V. P., & LIMA, J. V. R. B. da C. (2020). Ciberfeminismo: feministas tecem uma nova rede. Diversitas Journal. Disponível em: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1209 Acesso em 05 de junho de 2021

FERNANDES, Terezinha. SANTOS, Edméa. Ciberfeminismo em Redes Sociais, Lugar de Fala e Multiletramentos Críticos. In: Encontro Virtual da ABCiber, 1, 2020. Disponível em: http://abciber.org.br/simposios. Acesso em: 04 de junho de 2021.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

SANTOS, Edméa; FERNANDES, Terezinha; YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismos e expressões contemporâneas: pluralidade de vozes e ativismos. Revista Horizontes. 2021, online. Disponível em http://horizontes.sbc.org.br/ Acesso em 05 de junho de 2021.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
VELOZO, Aline Debossan; FERNANDES, Terezinha. Mulheres Ciberativistas e Práticas em Rede. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 373-376.