Sucessos e fracassos durante aulas online durante a pandemia: Relatos de uma escola pública do Estado de Mato Grosso
Resumo
Este relato vem apresentar as experiências relativas ao ensino remoto dos alunos do terceiro ano do ensino médio e as professoras de língua espanhola e língua inglesa da Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior – Jaiminho, situado na cidade de Várzea Grande – MT. Utilizando uma metodologia de estudo de caso, o tema desta pesquisa volta-se para o ano vigente (2021), o qual devido a pandemia da COVID-19 até o mês de agosto, as aulas foram propiciadas em ambientes virtuais como Whatsapp e Google Classroom. Objetivamos apresentar quais processos foram exitosos e quais insucessos encontramos ao longo do caminho. Ancorados nos pressupostos teóricos de Byung-Chul Han (2015), Leiroz; Sacramento (2021) e José Morán (2015, 2016), para propor uma reflexão acerca do uso das metodologias ativas como caminho de ensinagem neste campo desafiador que são as tecnologias digitais.
Referências
LEIROZ, Flavia Pinto; SACRAMENTO, Igor. Cronotopias da intimidade catastrófica: testemunhos sobre a covid-19 no Jornal Nacional. Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 34, nº 73, p.384-404, maio-agosto 202. Disponível em: [link]. Acesso em: 25, setembro de 2021.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 25, setembro de 2021.
MORÁN, José. Por onde começar a transformar nossas escolas? A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Cap. 6. 6ª Reimpressão. Campinas: Papirus, 2016. Páginas 145-165. Disponível em: [link]. Acesso em: 25, setembro de 2021.