A Iniciação Científica e Suas Reverberações

  • Thaiz Fernandes UNEMAT
  • Jessica de Arruda Neves UNEMAT
  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado UNEMAT

Resumo


O presente relato retrata as experiências vivenciadas por bolsistas de Iniciação Científica (UNEMAT/FAPEMAT) do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT em período de pandemia. As experiências aqui referidas foram vivenciadas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Currículo, Sociedade e Cultura Contemporâneos, GEPECSCC, desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado "CARTOGRAFIAS DE ESCOLAS: acontecimentos cotidianos que movimentam currículos e constituem professorxs e alunxs". Vivenciamos um período de incertezas e transformações e o projeto de Iniciação Científica tem proporcionado muitas aprendizagens, ainda que neste cenário pandêmico. Sendo assim, iremos identificar quais devires foram produzidos na vida das acadêmicas de pedagogia durante projeto, apresentar a importância dos projetos no início da graduação e as dificuldades e desafios surgidos a partir da pandemia. Para tanto, reverberaram neste relato conceitos estudados em Deleuze, Maldonado e Breglia. Enfim, por meio dos relatos apresentados foi possível observar que mediante o cenário atual de pandemia, em meio a suas objeções, as bolsas têm influenciado a permanência no curso de graduação e ampliado novas perspectivas de ensino-aprendizagens. Ser bolsista de Iniciação Científica neste período produziu devires, bons encontros, potências na vida das acadêmicas de pedagogia a partir dos encontros virtuais. Respalda-se, ao final, a importância das instituições de fomento, como a FAPEMAT, para o fortalecimento da formação inicial de professoras.
Palavras-chave: Iniciação Científica, Pandemia COVID-19, Devires, Educação

Referências

BREGLIA, Vera Lúcia Alves. A formação na Graduação: Contribuições, Impactos e Repercussões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Tese de doutorado (doutorado em Educação), PUC, Rio de Janeiro, 2001.

MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. O espaço pantaneiro: cenário da subjetivação da criança ribeirinha. Curitiba: CRV, 2017.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FERNANDES, Thaiz; NEVES, Jessica de Arruda; MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. A Iniciação Científica e Suas Reverberações. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 382-385.