Processo de Pesquisa: Crianças em Foco e a Escuta em em Campo

  • Aliana Camargo França

Resumo


Os desafios encontrados em campo são parte da experiência do pesquisador, o processo de escuta e escolhas no caminho são elementos refletidos neste texto para pensar o estudo com crianças. Versado na investigação do campo presencial e virtual, como junção de espaços contíguos, o estudo apoia-se na metodologia netnográfica, sistematizada por Kozinets (2014), que engendra estudos atravessados pela tecnologia. Tencionamos algumas questões que apareceram no percurso, lançamos dúvidas sobre o surgimento de possibilidades e apresentamos o caminho trilhado pela pesquisa com crianças. No processo não há fórmulas, mas aspectos particulares do que é o movimento externo e o movimento interno da escuta próprio do processo de pesquisa. O caminho é feito no fazer, no percurso. Ao investigar dentro das ciências humanas, compreendemos que a observação do caminhar se faz mais imperativo para que os resultados sejam perceptíveis.

Palavras-chave: Criança, Escuta, Netnografia, Processo de pesquisa

Referências

CORSARO, William A. Sociologia da infância. Estudos da criança e da infância. Trad. Lia Gabriele R. Reis. Rev. Maria Letícia B. P. Nascimento. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A perspectiva Vigotskiana e as tecnologias. História da Pedagogia: Lev Vigotski. Revista da Educação. São Paulo: Editora Segmento. 2010. 92 p. 58-67.

KOZINETS, Robert. Netnografia: realizando pesquisa netnográfica online. Tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Tatiana Melani Tosi, Raul Ranauro Javales Júnior. Porto Alegre: Penso, 2014.

LEENHARDT, Jacques. Nos jardins de Burle Marx. São Paulo: Editora Perspectiva. 1996.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Org. Michael Cole (el al); trad. José Cipolla, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. – 6 edº São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FRANÇA, Aliana Camargo. Processo de Pesquisa: Crianças em Foco e a Escuta em em Campo. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 386-390.