O Ensino Remoto na Educação Infantil Durante a Pandemia: as Dificuldades do Trabalho Docente

  • Marcia Maria Sassamoto
  • Karina de Azevedo Santiago
  • Isabel Cavalcante Ferreira

Resumo


O objetivo deste texto é trazer um breve relato das nossas experiências enquanto Professoras da Educação Infantil do Município de Rondonópolis, Mato Grosso, tendo em vista refletir sobre os desafios enfrentados por nós no ano de 2020 no cenário do ensino remoto,na Educação Infantil (Creche 0-3 anos), devido ao contexto da mudança de metodologia e didática em decorrência a Pandemia Covid19. O atendimento remoto é uma novidade para a Educação Infantil. No qual sentimos anseios e dúvidas sobre como mediar para as famílias auxiliarem as crianças a participarem das propostas pedagógicas. No qual a brincadeira é a principal ferramenta de ensino. Abordaremos sobre as dificuldades enfrentadas mediante ao ensino remoto.
Palavras-chave: Pandemia, Ensino Remoto, Educação Infantil, Didática, Dúvidas

Referências

CARVALHO, Ademar de Lima. Os Caminhos Perversos da Educação: A Luta Pela Apropriação do Conhecimento da sala de aula. Cuiabá: Ed UFMT, 2005.

DALLABONA,Regina Sandra; MENDES,Sueli M. Schmitt. O Lúdico na Educação Infantil: Jogar, Brincar,Uma Forma de Educar. Revista de Divulgação Técnico Cientifica do ICPG Paraná,v.1,n.4,jan-mar./2004. P.107-118.

Roberto Carneiro, As TIC e os novos paradigmas educativos: a transformação da escola em uma sociedade que se transforma. In: Roberto Carneiro, Juan Carlos Toscano Y Tamara Díaz, OEI - Fundacion Santillana, Espanha, 2009.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SASSAMOTO, Marcia Maria; SANTIAGO, Karina de Azevedo; FERREIRA, Isabel Cavalcante. O Ensino Remoto na Educação Infantil Durante a Pandemia: as Dificuldades do Trabalho Docente. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 391-394.