Interação Social em Rede: Reflexões sobre a Rede LêTece
Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência envolvendo o estudo e a apresentação de um seminário sobre redes sociais, ocorrido na disciplina de Seminário Avançado I – Comunicação e Materiais Multimídias, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A disciplina ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2021, por isso, tanto os estudos, quanto a pesquisa ocorreram de forma remota. Os integrantes do grupo Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (LêTece) que compunha a disciplina, responderam através de um questionário eletrônico, com quais integrantes do grupo eles interagiam e quais os tipos de conexões existia entre eles. Com esses dados, utilizando o software de análise de redes social Ghefi, foi construído um grafo, onde foi possível realizar algumas análises quantitativas e qualitativas dessa rede. Essa pesquisa teve fins didáticos e serviu de base para a apresentação do seminário sobre redes sociais ao grupo. Ao final, concluímos que a rede social LêTece está estruturada em torno dos professores do grupo, que são os atores que possuem um número maior de conexões, portanto, criam atalhos dentro da rede, fazem contatos importantes e espalham informação.
Referências
CHRISTAKIS, N. A.; FOWLER, J. H. O Poder das Conexões. A importância do networking e como ele molda nossas vidas. Tradução Edson Furmankiewicz. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KOEHLER, C. Interação social em rede e nas redes: contributos para uma educação em rede. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/148300>. Acesso em: 01 out 2021.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Coleção Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2009.