Interação Social em Rede: Reflexões sobre a Rede LêTece

  • Eder Joacir de Lima IFMT
  • Cristiane Koehler UFMT

Resumo


Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência envolvendo o estudo e a apresentação de um seminário sobre redes sociais, ocorrido na disciplina de Seminário Avançado I – Comunicação e Materiais Multimídias, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A disciplina ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2021, por isso, tanto os estudos, quanto a pesquisa ocorreram de forma remota. Os integrantes do grupo Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (LêTece) que compunha a disciplina, responderam através de um questionário eletrônico, com quais integrantes do grupo eles interagiam e quais os tipos de conexões existia entre eles. Com esses dados, utilizando o software de análise de redes social Ghefi, foi construído um grafo, onde foi possível realizar algumas análises quantitativas e qualitativas dessa rede. Essa pesquisa teve fins didáticos e serviu de base para a apresentação do seminário sobre redes sociais ao grupo. Ao final, concluímos que a rede social LêTece está estruturada em torno dos professores do grupo, que são os atores que possuem um número maior de conexões, portanto, criam atalhos dentro da rede, fazem contatos importantes e espalham informação.

Palavras-chave: Educação, Rede Social, Grafos

Referências

BARABÁSI, Albert László. Linked: A Nova Ciência dos Networks. Como tudo está conectado e o que isso significa para os negócios, relações sociais e ciências. São Paulo, SP: Editora Leopardo, 2002.

CHRISTAKIS, N. A.; FOWLER, J. H. O Poder das Conexões. A importância do networking e como ele molda nossas vidas. Tradução Edson Furmankiewicz. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOEHLER, C. Interação social em rede e nas redes: contributos para uma educação em rede. Porto Alegre: UFRGS, 2016. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/148300>. Acesso em: 01 out 2021.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Coleção Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2009.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Eder Joacir de; KOEHLER, Cristiane. Interação Social em Rede: Reflexões sobre a Rede LêTece. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 410-415.