Mulheres na Ciência em Rede: Relato de Experiência sobre Programa de Formação para Inovação e Empreendedorismo na Área STEM
Resumo
Este trabalho abordará as experiências de duas mulheres pesquisadoras da área STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics. obtidas durante as fases iniciais do programa Mulheres na Ciência e Inovação, que busca contribuir para a promoção de liderança e inovação de mulheres da área STEM. O programa é realizado com 260 mulheres pesquisadoras do Ensino Superior da área STEM, que foram selecionadas mediante inscrição. O propósito deste trabalho é apresentar as experiências que emergiram durante a fase inicial do programa, considerando a formação do grupo das participantes, a partir das interações nas redes sociais e palestras online. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimento metodológico o diário de campo, com as versões perceptivas das participantes. A duração do programa ocorre entre os dias 11 de setembro de 2021 à 23 de outubro de 2021, compondo 07 encontros na modalidade online. Os dados coletados serão apresentados como produto experiencial das participantes.
Referências
COSTA, S. G. Movimentos Feministas, Feminismos. Estudos Feministas. Florianópolis: v. 12, p. 23-36, set.-dez., 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000300003. Acesso em: 28 set. 2021.
LINO, T. R.; MAYORGA, C. As mulheres como sujeitos da Ciência: uma análise da participação das mulheres na Ciência Moderna. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change, Santa Catarina, v. 7, n. 3, p. 96-107, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=265347623012. Acesso em: 07 jul. 2021.
MUSEU DO AMANHÃ. Programa de introdução à inovação e ao empreendedorismo para pesquisadoras do Ensino Superior nas áreas STEM. Museu do Amanhã, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 set. 2021.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, Scientific and Cultural Organization. Women and girls education facts and figures. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 set. 2021.