O Programa Techcamp Brasil: um Relato de Ações STE(A)M na Rede Estadual de Mato Grosso
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar a participação de técnicos da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, no Programa STE(A)M TechCamp Brasil, destacando os anos de 2020 e 2021. A participação nessas duas edições do programa, resultaram na Mostra Científica Virtual de STEAM, ação desenvolvida pela Coordenadoria de Ensino Médio, local de lotação dos participantes nos anos de 2020 e 2021. A Mostra Científica Virtual de STE(A)M caracteriza-se como um espaço muito importante para divulgação e disseminação de práticas STE(A)M, desenvolvidas no âmbito escolar. Além disso, o trabalho apresenta dados, obtidos por meio de questionário on-line, aplicado a professores participantes das edições do Programa STE(A)M TechCamp Brasil, referente a identificação de ações desenvolvidas por eles. A participação de técnicos da secretaria, enquanto gestores, têm resultado em importantes ações formativas aos professores da rede, com o intuito de fomentar o desenvolvimento de práticas com abordagem STE(A)M, além de promoção de espaços para divulgação de disseminação de projetos desenvolvidos no âmbito escolar, envolvendo principalmente as áreas de Ciências da Natureza e Matemática. A participação dos professores tem resultado na prática pedagógica desses, além de reconhecerem o STE(A)M como uma oportunidade de novos conhecimentos.
Referências
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Chamada de trabalhos para a Mostra Científica Virtual: Projetos Integradores de STEM. Cuiabá. 2020. Disponível em: <Plano de Ação: Curso Organização de Feiras de Ciências (https://seduc.mt.gov.br)> Acesso em abr., 11, 2021.
STEAM. Programa TechCamp Brasil 2018. Inovação em Educação. Disponível em: <2018 – Steam Tech Camp Brasil (https://febrace.org.br)> Acesso em: set., 05, 2021.
STEAM. Relatório 2018-2019: “STEM inovação em educação”. 2019. Disponível em: <relatorio_techcamp_digital_port_28072020.pdf (https://febrace.org.br)> Acesso em: set., 05, 2021.
PUGLIESE, Gustavo Oliveira. STEM EDUCATION um panorama e sua relação com a educação brasileira. Currículo sem Fronteiras. V.20, n.1, p. 209-232. Jan/abr. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 set. 2021.