O Uso do Google Forms como Jogo na Aula de Inglês

  • Enis da Motta Ferreira da Silva UNIC
  • Rosemar Eurico Coenga UNIC

Resumo


Diante de tantos desafios para o ensino remoto e na tentativa de melhorar o engajamento dos alunos para participarem das aulas (os que têm acesso à internet) foi criado um jogo sobre os conteúdos de inglês, no Google Forms. O objetivo deste trabalho é de mostrar que a atividade escolar, apresentada de forma lúdica tem mais eficácia do que uma atividade apresentada de forma tradicional, ou seja, em forma de texto, por exemplo. O método utilizado foi a observação dos alunos da turma 3º ano A do Ensino Médio na resolução das atividades propostas. Os resultados analisados foram que os alunos participaram muito mais da atividade com o jogo do que das atividades convencionais. Conclui-se que utilizar as ferramentas digitais com ludicidade aumentam o engajamento dos estudantes para realizar as atividades.
Palavras-chave: Google forms, Tecnologia, Língua Inglesa

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COSCARELLI, V. & RIBEIRO (Org.). 1.ed. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte-MG: CEALE/UFMG, 2005.248p.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A WWW e o Ensino de Inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte v. l, n. 1, p.93116, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/s5xKpGJ5TL4dTWYTsGjx74s/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 12 de agosto de 2021

ROJO, R. (Org.) Escola@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Enis da Motta Ferreira da; COENGA, Rosemar Eurico. O Uso do Google Forms como Jogo na Aula de Inglês. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 426-428.