Aulas Online na Rede Estadual de Educação: um Relato de Experiência

  • Moniky Liberto Calheiros SEDUC-MT
  • Élidi P. Pavanelli Zubler SEDUC-MT
  • Neide Lopes da Silva Filipus SEDUC-MT

Resumo


Com a instauração da pandemia da Covid-19 no Brasil, as aulas presenciais das instituições de ensino foram suspensas e só retornaram com a utilização de tecnologias digitais. Um recurso bastante utilizado foram os ambientes virtuais de aprendizagem como o Moodle, Google Classroom e Microsoft Teams. Diante deste cenário, esta comunicação oral tem por objetivo socializar como foi a experiência de uma escola estadual de Mato Grosso na utilização do ambiente virtual de aprendizagem para retomada das aulas de maneira remota. Partimos de uma perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa com abordagem interpretativista em que realizamos um relato de nossas experiências vivenciadas na escola. Tais experiências foram registradas e coletadas de nossos cadernos de planejamentos, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, formulário online e no próprio ambiente virtual de aprendizagem. Como resultados percebemos algumas mudanças nas práticas pedagógicas, dentre elas a ampliação do uso de tecnologias digitais e o uso de estratégias metodológicas diferenciadas daquelas utilizadas no ensino presencial. Esperamos que o relato de experiência aqui compartilhado sirva de registro para esse momento ímpar na educação brasileira em que as tecnologias digitais muito contribuíram para a continuidade das atividades escolares e que propicie reflexões aos envolvidos e aos leitores.
Palavras-chave: Aulas online, Tecnologias digitais, Ambiente virtual de aprendizagem

Referências

DE PAULA, Marta Conceição; HAYASHI. Mariana Hannae; CORONEL, Renata Martins; FERNANDES. Terezinha. A emergência da educação on-line no contexto pandêmico: potencialidades para o desenvolvimento de letramentos digitais. In: SOUZA, Bartolomeu José Ribeiro. Um tsunami na educação? Múltiplos olhares sobre a educação básica na pandemia. Londrina, Editora Científica, 2021. p. 49-71.

SANTOS, Edmea; RIBEIRO, Mayra; FERNANDES, Terezinha. Ciberformação docente em contexto de pandemia: multiletramentos críticos em potência. In: FRANK KERSCH, Dorotea. Multiletramentos na pandemia: aprendizagens na, para a e além da escola. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021. p. 23 36.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempo de dispersão. TraduçãoVera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

MAIA, Mirtes Damares Santos de Almeida; SILVA, Danilo Garcia da. CASAGRANDE, Ana Lara. A Educação entre o Caos Pandêmico, Tecnologia e Política. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 15, n. 41, p.217234 set./dez. 2020. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/2483 Acesso em 10/10/21
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CALHEIROS, Moniky Liberto; ZUBLER, Élidi P. Pavanelli; FILIPUS, Neide Lopes da Silva. Aulas Online na Rede Estadual de Educação: um Relato de Experiência. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 429-433.