DO PRESENCIAL PARA O VIRTUAL: relato de experiência no âmbito do Projeto de Extensão “Rede de Proteção à Mulher: também Eles por Elas – ‘HeForShe-Dynamis’”

  • Valdeir Ribeiro de Jesus UFMT
  • Daniel Matias Assis UFMT
  • Vitoria Alves Beserra UFMT

Resumo


A extensão possui um escopo demasiadamente importante, vale dizer, o de levar a Universidade extramuros. Contudo, durante o período pandêmico e em razão das medidas de isolamento adotadas pelo Poder Público para atenuar os efeitos da disseminação do vírus, as atividades universitárias presenciais restaram prejudicadas, criando-se um "novo normal". Assim, objetiva-se relatar experiências no âmbito do Projeto de Extensão "Rede de Proteção à Mulher: também Eles por Elas – 'HeForShe-Dynamis'", que teve de migrar suas ações extensionistas para o ambiente virtual. Metodologicamente, as reuniões formativas bem como as ações interventivas foram realizadas por intermédio de plataformas digitais, notadamente Google Meet, Microsoft Teams e Skype. Em razão da facilidade do acesso, oportunizou-se que o projeto, nas reuniões formativas e nas intervenções extensionistas, recebesse participantes de outras cidades e de estados variados, o que possibilitou alcançar mais pessoas. Ademais, a criação de conteúdos nas redes sociais do Projeto também foi hábil a produzir conhecimento num ambiente antes inexplorado. Assim, conclui-se que essa mudança possibilitou o Projeto ampliar o horizonte de atuação como também de produzir conhecimento durante a Pandemia de Covid-19 relativo aos direitos humanos das mulheres e especialmente em relação à Lei Maria da Penha.

Palavras-chave: Direitos Humanos das Mulheres, Extensão Virtual, HeForShe-Dynamis, Pandemia, Plataformas digitais

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 18 set. 2021.

______. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 08 ago. 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm>. Acesso em: 18 set. 2021.

LIMA, Daniel Costa; BÜCHELE, Fátima; CLÍMACO, Danilo de Assis. Homens, gênero e violência contra a mulher. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 69-81. 2008.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
JESUS, Valdeir Ribeiro de; ASSIS, Daniel Matias; BESERRA, Vitoria Alves. DO PRESENCIAL PARA O VIRTUAL: relato de experiência no âmbito do Projeto de Extensão “Rede de Proteção à Mulher: também Eles por Elas – ‘HeForShe-Dynamis’”. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 446-450.