Um Olhar sobre a Inclusão Digital para a Terceira Idade e o Exercício da Cidadania

  • Caroline Martins Ojeda IFMT
  • Adriano Campos IFMT
  • Lorena Costa Vasconcelos IFMT

Resumo


O presente relato de experiência propõe tratar do Projeto de extensão denominado "Inclusão digital para a terceira idade e o exercício da cidadania", que propunha o oferecimento de um curso de informática para indivíduos da terceira idade do Centro de Convivência do Idoso Adelva Gomes Alves, situado na cidade de Alta Floresta. Tal projeto, realizado no ano de 2019, teve como objetivo a inclusão digital deste público alvo, perpassando pela necessidade de atenção a um grupo social tantas vezes silenciado na sociedade por não ter facilidade de acesso ao mundo digital. O projeto foi desenvolvido por meio de um curso de aulas de informática em conjunto com atividades que buscavam trabalhar concepções tais como a dignidade humana e o exercício de cidadania. Estas atividades auxiliaram os membros da equipe a explicarem aos alunos a importância da inclusão digital na sociedade contemporânea. Compreendemos, assim, que a inclusão digital para a terceira se trata de um compromisso de cunho social, previsto pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto do Idoso, para que possamos romper barreiras, sejam elas sociais econômicas ou mesmo psicológicas.
Palavras-chave: Inclusão digital, Terceira idade, Cidadania

Referências

ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: os computadores na escola. São Paulo: Cortez, 2005.

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em 06/08/2019.

DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

IBGE. Pesquisa Nacional por amostra de domicílio contínua. 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf. Acesso em 06/08/2020.

MOREIRA, I. DE C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Revista Inclusão Social. Brasília: IBICT, v. 1, n. 2, 2006.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OJEDA, Caroline Martins; CAMPOS, Adriano; VASCONCELOS, Lorena Costa. Um Olhar sobre a Inclusão Digital para a Terceira Idade e o Exercício da Cidadania. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 451-455.