Professoras Quilombolas Gritando por Oportunidade

  • Marinete de Almeida Lima e Silva IFMT

Resumo


O presente texto se caracteriza como um relato de experiência, intencionamos nesse escrito, colocar em tela a importância de valorizar as professoras quilombolas da escola Nossa Senhora Aparecida, localizada no quilombo do Chumbo em Poconé-MT. O relato resulta dos desafios vividos pelas professoras quilombolas diante das ausências das políticas públicas municipais de Poconé-MT frente a composição do quadro de profissionais da educação. Tais enfrentamentos tem provocados desempregos e deslocamentos dessas professoras na busca de outras oportunidades. Nesse contexto, tencionamos sobre as carências de políticas públicas específicas e assertivas que possam garantir a prioridade de professores locais para atuarem na escola quilombola do Chumbo. Demarcamos a relevância desse debate e esperamos que nossos "gritos" ecoem e possam reverberam discussões para que possíveis mudanças possam vir a acontecer fortalecendo assim a valorização dos profissionais locais e consequentemente a nossa identidade.
Palavras-chave: Políticas Públicas, Educação Escolar Quilombola, Professoras Quilombolas

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues.O que é educação.42.ed. São Paulo: Brasiliense, 2003.

CASTILHO, Sueli Dulce de. Cultura, famílias e educação negra rural de Mata Cavalo. Dissertação de Mestrado. São Paulo-SP: PUC, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 77.ed. Paz e Terra: 2021.

SENRA, Ronaldo E. F. Por uma contrapedagogia libertadora no ambiente do Quilombo Mata Cavalo. Dissertação de Mestrado. Cuiabá-MT: UFMT, 2009.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA E SILVA, Marinete de Almeida. Professoras Quilombolas Gritando por Oportunidade. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 456-460.