As Tramas que Perpassam a Educação Sistemática nas Escolas da Baixada Cuiabana
Resumo
A educação no Brasil se apresenta na perspectiva de um direito social garantido pela Constituição Feral de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9394/96 –LDBEN e o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, Lei Nº 8.069 de 13 de julho de 1990, e tendo em vista a realidade de vida que perpassa a vida das crianças na baixada cuiabana, que reúne 14 municípios, cuja localização fica geograficamente distante de Cuiabá –MT, este relato, mediante pesquisa bibliográfica tem por objetivo conhecer as tramas que transcorrem o contexto educativo diante do currículo desenvolvido pelas escolas públicas nos municípios em questão, que perpassa a realidade de vida das Crianças que são ao mesmo tempo rurais, pantaneiras e ribeirinhas que frequentam diferentes escolas públicas para estudar, experienciam certo choque cultural que marca suas vidas de forma direta e influencia no seu processo de formação identitária.
Referências
BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Lei Nº 9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
CANDAU, Vera Maria. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In: ________ (Org.). Cultura(s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p.13-37.
DA SILVA, Carolina Joana; SILVA, Joana A Fernandes. No ritmo das águas do pantanal. São Paulo: NUPAUB/USP, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SILVA, Regina Aparecida da. Do invisível ao visível : o mapeamento dos grupos sociais do estado de Mato Grosso - Brasil. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos. São Paul- SP. 2011.
TRAGTEMBERG, M. Pistrak: uma pedagogia socialista (prefácio). In: Pistrak, M.M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 7-24.
OLIVEIRA, Andréia Machado; RICHTER, Indira Zuhaira. Cartografia como metodologia: uma experiência de pesquisa em Artes Visuais. PARALELO 31, EDIÇÃO 08. JULHO DE 2017.