A Educação de Jovens e Adultos através do Relato de uma Experiência Pedagógica

  • Jusimeire Auxiliadora Pinto Viana IFMT
  • Manoel Silva e Souza IFMT
  • Sueli Correia Lemes Valezi IFMT

Resumo


Neste trabalho o relato de experiencia pedagógica vivenciada na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos fomentada através do programa nacional PRONATEC é apresentado. Esta experiencia é demostrada de modo a compreender o papel desta modalidade de ensino e sua importância na aprendizagem dos sujeitos que tem acesso a ela. Desse modo o relato possibilita compreender que as práticas individuais e coletivas na EJA são de fato responsáveis por modificar a realidade dos sujeitos inseridos neste contexto, possibilitando que estes se encaixem na sociedade que até então os desloca.

Palavras-chave: Relato de experiência, Educação de Jovens e Adultos, PRONATEC

Referências

CARVALHO, A.M.P.; BARROS, M. A. A história da ciência iluminando o ensino de visão. Ciência & Educação, Bauru, v.5, n.1, p.83-94, 1998.

DE ARAÚJO SANTOS, Ivoneide Bezerra; DO SOCORRO OLIVEIRA, Maria. Políticas públicas na educação de jovens e adultos: projetos de letramento, participação e mudança social. EJA em Debate, v. 1, n. 1, p. 39, 2012.

FREIRE, P. e SHOR, I. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

ZABALA, Antoni. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem. 1998.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
VIANA, Jusimeire Auxiliadora Pinto; SILVA E SOUZA, Manoel; VALEZI, Sueli Correia Lemes. A Educação de Jovens e Adultos através do Relato de uma Experiência Pedagógica. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 466-470.