A Educação de Jovens e Adultos através do Relato de uma Experiência Pedagógica
Resumo
Neste trabalho o relato de experiencia pedagógica vivenciada na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos fomentada através do programa nacional PRONATEC é apresentado. Esta experiencia é demostrada de modo a compreender o papel desta modalidade de ensino e sua importância na aprendizagem dos sujeitos que tem acesso a ela. Desse modo o relato possibilita compreender que as práticas individuais e coletivas na EJA são de fato responsáveis por modificar a realidade dos sujeitos inseridos neste contexto, possibilitando que estes se encaixem na sociedade que até então os desloca.
Referências
DE ARAÚJO SANTOS, Ivoneide Bezerra; DO SOCORRO OLIVEIRA, Maria. Políticas públicas na educação de jovens e adultos: projetos de letramento, participação e mudança social. EJA em Debate, v. 1, n. 1, p. 39, 2012.
FREIRE, P. e SHOR, I. Medo e ousadia: cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
ZABALA, Antoni. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem. 1998.